sexta-feira, 29 de julho de 2016

CONHEÇA O BIOPESCA, cuidando da nossa fauna!!!

Bem vindos, amigos, visitantes.

É tão bom e gratificante sabermos que tem muita gente nesse Mundão fazendo o bem! Seja lá de que forma e para quem ou o quê for. Se fizermos como a maior parte da mídia, que só sabe denegrir, criticar negativamente, mostrar coisas ruins, nossa energia será, dia a dia, castigada com enormes bombas de tristeza e descontentamento, nos fazendo desacreditar que podemos ser humanos cada dia melhores. 

Então, vamos encher nosso ser com energias de contentamento, amor, luz e paz. E, para contribuir um pouco com isso, quero apresentar para vocês o BIOPESCA. 




Semana passada fui caminhar pela praia - apesar do frio e tempo fechado, o mar sempre traz boas energias -, e fiquei conhecendo o trabalho do Biopesca. Eles estavam com o carro, recolhendo uma tartaruga que foi trazida pelo mar. Fui até lá, para ver do que se tratava e o rapaz que falou comigo me atendeu super bem, explicou rapidamente o trabalho que eles fazem e me deixou um telefone. Sempre que alguém localiza animais em situação de risco, vivos ou não, é só ligar (a cobrar!) que eles vêm recolher e dar os devidos cuidados.

Entrei no site, fiz contato por mail e, rapidamente, eles me responderam. Segue abaixo, a transcrição do mail recebido.


"Boa tarde, Sofia,
Obrigada pelo seu interesse em nosso trabalho. Sim, as praias de Peruíbe fazem parte do monitoramento diário realizado pela equipe do Biopesca que integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
Seguem mais informações:
O Biopesca é uma organização não-governamental criada em 1998 em Praia Grande, litoral sul de São Paulo, com o objetivo de colaborar com a conservação da fauna marinha, principalmente de tartarugas e toninhas (Pontoporia blainvillei), uma espécie pequena e tímida de golfinho. Esses animais são ameaçados ao interagirem com as atividades pesqueiras, uma vez que podem ficar presos na rede e morrerem ao não conseguirem ir à superfície para respirar. 
Desde que começou seu trabalho, o Biopesca realiza parcerias com pescadores a fim de sensibilizá-los para a adoção de práticas sustentáveis de pesca. Essa relação se estabelece principalmente com o monitoramento periódico da organização junto a esses profissionais a fim de pesquisar a interação da fauna marinha com a frota artesanal de pesca. 
A organização ainda integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.  
O Biopesca também realiza ações de educação ambiental junto ao público em geral e estudantil em sua Sala de Educação Ambiental, instituições diversas e escolas da rede pública de ensino. No total, mais de 20 mil pessoas já participaram desses eventos.
Você também pode acompanhar nosso trabalho pelo Facebook/biopesca.org.br .
Atenciosamente
Maria Carolina Ramos
Assistente de Comunicação "

Assim, quem desejar conhecer mais de perto esse trabalho, acesse o facebook, visto que eles estão atualizando o site. Pelo Face, fiquei sabendo que eles também cuidam de aves. Tem uma foto lá, de uma Fragata que foi encontrada recentemente em Itanhém. 

Divulguem, curtam a página, vamos colaborar com aqueles que fazem desse Mundo um lugar melhor para se viver!!! E nós, cada uma a sua maneira, também podemos fazer.

Abraços, Luz e Paz!!! 

Sofia


Um comentário:

  1. Olá, Sofia,
    Muito legal o post sobre o trabalho do Biopesca. Ficamos muito felizes com o seu depoimento e agradecemos a divulgação, uma vez que ela é fundamental para sensibilizar a população sobre a importância (e necessidade) da conservação dos mares e da fauna marinha.
    Um abraço,
    Equipe Biopesca

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário de forma positiva, educada e com o objetivo de melhorar o blog. Comentários sempre serão bem vindos e publicados, desde que agreguem algo de bom para mim e para os demais leitores do blog. Conto com sua colaboração e deixo meu agradecimento antecipado!