quarta-feira, 27 de julho de 2016

BENEDICTO CALIXTO: VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DELE?

Sejam bem vindos, amigos e visitantes.

Hoje, abro espaço para falar sobre artes plásticas e da nossa história. Temas pouco divulgados nesse mar de informações, por vezes banais, que rodam pela internet. Em homenagem ao querido e super competente jornalista Goulart de Andrade, permito-me utilizar seu jargão: "Vem comigo!"

Benedicto Calixto de Jesus é considerado um dos grandes expoentes da pintura do final do século XIX e início do século XX. Foi também historiador, fotógrafo e astrônomo amador. Nasceu no dia 14 de outubro de 1853, em Itanhaém e faleceu em 31 de maio de 1927, em São Paulo. Foi enterrado no Cemitério do Paquetá, em Santos, em jazigo perpétuo, doado pela Prefeitura de lá.


Benedicto Calixto (1853-1927):


Suas obras foram de tal importância, ao retratar os costumes e paisagens da época, que em 1986 foi criada em Santos a Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto. Ela é considerada a mais importante casa de cultura da Baixada Santista e localiza-se no grande Casarão Branco, na bela Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15, a famosa avenida da praia e do lindo Jardim de Santos.


A Pinacoteca Benedicto Calixto, o Casarão Branco, em Santos:


Entre idas e vindas, Calixto morou em Brotas, São Paulo, Itanhaém, São Vicente, Santos. Era uma pessoa de convivência fácil, de gênio alegre e comunicativo. Esse perfil favoreceu seu contato com diversas pessoas de importância política, religiosa e grandes empresários do café, tendo sido contratado para retratar a vida de coronéis, suas fazendas e família, bem como realizar obras em igrejas e teatros, incluindo o Teatro Guarany, de Santos.

Foi esse trabalho no Teatro Guarany que lhe rendeu uma bolsa de estudos em Paris, tendo ficado quase um ano por lá. Realizou várias exposições de sucesso, na Europa, nesse período. Isso foi em 1882. Interessante, pois em 1881, realizou sua primeira exposição no Brasil, no salão do jornal Correio Paulistano, e não vendeu nenhuma obra!

Abaixo, reproduzo parte da biografia dele, retirada do Wikipédia e confirmada em outros sites:
"Produz obras importantes para vários museus, entre eles o do Ipiranga, em São Paulo, para inúmeras igrejas em todo o país, para associações, fundações, instituições, a exemplo da 'Bolsa Oficial do Café', em Santos, onde uma de suas principais obras 'A Fundação de Santos' ocupa uma parede inteira do salão principal, além de outras duas que também têm como tema o município de Santos e o vitral do teto da Bolsa do Café com alegoria para os Bandeirantes."


Vitral, na "Bolsa Oficial do Café, em Santos:


Praia do Itataré, Santos, 1893:


Fundação de Santos:


Um dado muito legal é que, ao voltar da Europa, trouxe consigo um belo exemplar de uma máquina fotográfica e foi o primeiro brasileiro a realizar pinturas sobre fotos!

Seu trabalho de retratar com detalhes o cotidiano, as paisagens das praias e da Serra do Mar, das ruas das cidades por onde passou, em vários períodos de sua vida, possibilitou utilizar sua obra como um resgate de como aconteceu a evolução das cidades, especialmente de Santos e São Vicente e de como o desenvolvimento modificou a paisagem, graças ao café, grande impulsionador do crescimento e enriquecimento da região de Santos.

Para essa pesquisa, visitei o wikipédia, o site da pinacoteca (www.pinacotecadesantos.org.br) e um site muito legal chamado Jornal Eletrônico Novo Milênio (www.novomilenio.inf.br) . Nele, podemos encontrar todas as obras catalogadas do Benedicto Calixto, separadas por temas. São 289 fotos, com detalhes de datas e descrição do que é. Tem também 2 livros e uma carta do neto do BC, com um texto autorizando a publicação dos 2 últimos retratos dele, feitos no ano de sua morte (abaixo). Realmente, sensacional. 

Benedicto Calixto também tem museu em sua homenagem na cidade de São Carlos, praça com seu nome em São Paulo e homenagens em Jaú.

Faço questão de registrar aqui que, apesar de já ter uma noção de quem ele foi e da sua importância em nossa história, foi através de um desenho animado chamado "Traçando Arte", da TV Ratimbum (www.tvratimbum.cmais.com.br), que fiquei sabendo mais detalhes de sua obra e vida. Para quem tem filhos pequenos, recomendo, não somente esse desenho, como também a programação da TV Ratimbum, que pertence à maravilhosa TV Cultura.

Abaixo, coloco algumas obras, retiradas do site Jornal Eletrônico Novo Milênio.


 Fotos no ano de seu falecimento:
Ruínas do Abarebebê, em Peruíbe:

São tantas obras e tantos locais conhecidos que fica difícil escolher o que postar. Assim, fica aqui meu convite para a visitação do site www.novomilenio.inf.br Nele, vocês poderão escolher o que ver e ainda ler um pouquinho sobre a obra.

Agradeço muito sua visita. Espero que tenham gostado das informações. Como sempre digo, cultura e conhecimentos gerais só nos faz bem!!

Abraços, paz e luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário de forma positiva, educada e com o objetivo de melhorar o blog. Comentários sempre serão bem vindos e publicados, desde que agreguem algo de bom para mim e para os demais leitores do blog. Conto com sua colaboração e deixo meu agradecimento antecipado!