quarta-feira, 3 de agosto de 2016

PLATAFORMA DE PESCA DE MONGAGUÁ: PURA EMOÇÃO!!!

Olá, sejam bem vindos mais uma vez, amigos, visitantes e...pescadores!!! rs

Um post emocionante falando de um local bem peculiar, que é a Plataforma de Pesca Amadora de Mongaguá. Um oásis para os pescadores de plantão e um passeio lindo para quem gosta de mar e fortes emoções, especialmente quando o "mar não está prá peixe"!!!

Apesar dela ter sido inaugurada em 1977, eu nunca tinha ido lá. Sempre achei curioso aquela imensidão de concreto, mar adentro, num formato de "T", tendo 400 metros de comprimento e mais 86 metros em cada lateral. Com muitos banquinhos em concreto, para os pescadores e visitantes poderem aproveitar as belezas da vista e os benefícios de "desestressamento" da pesca, posso dizer que caminhar nessa plataforma traz uma sensação realmente diferente.


Plataforma de Pesca, foto do site do Município de Mongaguá:

                               Plataforma de Pesca, foto do site do Município de Mongaguá:

Depois que estou morando aqui em Peruíbe, já estive lá duas vezes: em maio e julho desse ano. Em maio, era um dia frio, de mar revolto, céu nebuloso, lindo! As ondas em formação batiam na parte de baixo da plataforma, dando a sensação de que iam cobrir o piso. Dava quase para molhar os pés!!! Em julho, levei uma amiga das Minas Gerais lá e ela adorou: "Nossinhora, que marzão grandimais!"kkkk

A entrada é R$ 5,00 por pessoa. Crianças de 3 a 10 anos e aposentados pagam R$ 2,50. O valor é bem legal. Tem sanitários simples mas, nas duas vezes que estive lá, estavam limpos, com papel higiênico, papel para mãos e sabonete. Coisa rara de se encontrar em locais assim.


Vista da bilheteria e acesso:

Vista após a entrada. Tem lugar para lavar os peixes, também. Veja ai, a direita:

Quando entramos, essa é a sensação:

Tá nervoso? Vai pescar!!!!:

Na Rod. Pde. Manoel da Nóbrega, sentido Praia Grande-Peruíbe, tem placas indicando a entrada para a Plataforma. Endereço: Av. Gov. Mário Covas Jr, 10.181, Balneário Plataforma (é a avenida da praia). Tem estacionamento, feira de artesanato, lojinhas com itens de pesca, e muitos quiosques, ao longo da orla, de ambos os lados da plataforma. É uma estrutura mantida pela Prefeitura e tudo padronizado. Agora, estão trocando o calçamento da avenida. Tá meio complicado, mas é para melhorar.


Vista da plataforma para a orla. Foto do site da Prefeitura:

Campeonatos de surfe são realizados lá. Da plataforma, vemos os surfistas bem de perto! Tem alguns que pulam da plataforma para já estar bem lá longe e não ter que "remar" para chegar no ponto das ondas. Vimos isso em maio, quando o mar estava bem agitado.

Vejam algumas fotos de maio.


Aqui, as ondas ainda estavam meio baixinhas!:

Essa estrutura não foi utilizada. Curioso e meio assustador!!!:


Tentei colocar um vídeo, mostrando as ondas batendo na plataforma mas não deu certo. Que pena!!!

Um passeio muito agradável. Claro, na temporada acredito que fica uma louuuucura, especialmente por causa dos quiosques. Você pode desfrutar dos campeonatos, quiosques e feirinha, sem entrar na plataforma. Se tiver a oportunidade de ir fora de temporada, provável que aproveite mais o passeio.

Gostaram?! Eu gostei muito. Voltarei lá outras vezes.

Forte abraço, paz e prosperidade.

Sofia Golfetto Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário de forma positiva, educada e com o objetivo de melhorar o blog. Comentários sempre serão bem vindos e publicados, desde que agreguem algo de bom para mim e para os demais leitores do blog. Conto com sua colaboração e deixo meu agradecimento antecipado!