sábado, 27 de agosto de 2016

A PRECIOSIDADE DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE JURÉIA-ITATINS

Amigos, visitantes, moradores de Peruíbe e Região

É com imenso orgulho, respeito e admiração que vou escrever um pouco sobre a EEJI: Estação Ecológica de Juréia-Itatins, uma das regiões mais bem preservadas de nosso lindo Brasil! E, já começando com uma foto que mostra parte da grandiosidade dessas serras!


Serra do Itatins. Foto de Adriana Mattoso:



Pesquisar e escrever sobre a Reserva da Juréia é, ao mesmo tempo, fácil e difícil. Fácil, porque são muitas informações, que vão desde dados geográficos, passando pela história da fundação da EEJI, fauna, flora, passeios turísticos, clima, enfim... Difícil, porque escolher sobre o quê falar é difícil!!! rsrs Então, vou tentar falar um pouco de tudo e, com certeza, não faltarão assuntos para outros posts.

A Estação Ecológica de Juréia-Itatins tem área aproximada de 80.000 hectares. Considerando-se que, na média, um campo de futebol tem 1 hectare, temos básicos 80.000 campos de futebol protegidos e quase totalmente preservados como vistos no tempo do Descobrimento. Isso é incrível! É o mesmo que dizer que José de Anchieta viu as mesmas árvores que nós estamos vendo!!!


Rio Una. Foto de Adriana Mattoso:

Segundo o site www.ambiente.gov.sp.br, a Unidade de Conservação (UC) é de proteção integral. Seus objetivos principais são a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas. A diversidade da fauna e flora é tamanha que ainda está em fase de estudo e catalogação de novas espécies e sabe-se lá mais o quê. 

                   Piru-piru:                                                                                                                    Saí Azul



As divisas geográficas são os Municípios de Iguape, Itariri, Miracatu e Peruíbe. Nascentes ao longo de toda essas Serras formam as Bacias do Rio Verde, Rio Una do Prelado e do Guaraú. Aliás, o bairro do Guaraú pertence à Peruíbe e é um dos orgulhos dos moradores daqui. Atravessando-se o Morro do Guaraú, numa linda e sinuosa estradinha asfaltada, com praias entre as pedras e Mata Atlântica, de acesso nem sempre fácil, chegamos ao Guaraú, onde deságua o Rio de mesmo nome e por onde temos acesso a pontos turísticos como a Cachoeira do Paraíso, à Praia de Barra do Una e a toda beleza dessa região. Esses passeios são feitos com acompanhamento de Guias Turísticos, realizados pelas empresas de ecoturismo aqui da cidade. Alguns passeios são de mais fácil acesso, como o Rio Guarau e a Cachoeira do Paraíso. Dai prá frente, a coisa já complica mais. E é isso que torna a região linda e preservada.

Portal do início da Estação Ecológica da Juréia-Itatins. É no começo da subida do Morro do Guaraú, na estradinha que liga o Costão (último bairro de Peruíbe, antes do Morro), até o Bairro do Guaraú. (Estrada do Guaraú)
Foto de Sofia Golfetto Silva:

Estradinha do Guaraú: charmosa, com vistas deslumbrantes. Aqui, do lado direito, fica a Pedra da Serpente, já comentada no post "Peruíbe, a capital nacional dos OVNI's".
Foto de Sofia Golfetto Silva:





















Vista das divisas da EEJI. Foto obtida no Google:

No link abaixo, você consegue visualizar o mapa da EEJI, com seus limites, as demais Reservas da região, até chegar na divisa com o Paraná. Muito interessante.


Fiquei impressionada ao saber que o começo da formação da EEIJ foi em 1958, quando foi criada a Reserva Estadual de Itatins. Muita coisa aconteceu, até chegarmos na Legislação atual. Mas o que é mais assustador é que entre 1980 e 1985 a NUCLEBRÁS tinha projetos de instalar uma usina nuclear nessa reserva. E ai, associado à especulação imobiliária, teve muito vuco-vuco até ambientalistas conseguirem se sobrepor e a proteção da área começou a ganhar força e chegar no que estamos hoje.

Porém, é importante destacar que, apesar de toda essa proteção, riscos de mudança de Legislação e interesses empresariais estão sempre por perto. Além disso, áreas muito extensas demandam verba para fiscalização e atuação. Sabemos que, a partir do momento que entra política na administração, a coisa complica. Por isso, é nosso dever, como cidadãos, estarmos sempre atentos ao que acontece e, se necessário, agir.

A TV Cultura exibiu, há uns tempos atrás (não sei se ainda está exibindo) um programa chamado "Mar Sem Fim". Nele, João Lara Mesquita (http://marsemfim.com.br/biografia/), jornalista e idealizador do projeto, mostra a realidade por trás das Unidades de Conservação e Unidades de Proteção Ambiental do Brasil. Visite o site (www.marsemfim.com.br).

A sede administrativa da EEIJ fica na Estrada do Guaraú, 4164, Peruíbe.
Foto de Sofia Golfetto Silva:


Como eu disse, tem muita coisa para falar, muitas fotos lindas para postar, mas fica para uma próxima. 

Abraço em todos, obrigada pela companhia e até breve!

Paz e luz.

Sofia Golfetto Silva
Personal Organizer

Pesquisas realizadas nos sites acima mencionados, bem como no site do Governo do Estado de SP e www.peruibe.com.br



2 comentários:

  1. Guarau, visitei há pelo menos 40 anos atras....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ca-cá!!! FAz tempo, não é mesmo?! rsrs Mas, acredite, não mudou muita coisa. E espero que assim continue, pois essa conservação é importante para todos nós!!! Quando vc vier nos visitar, levaremos vc e o Miltons prá passear por lá. Será um prazer! Bjus e obrigada pelo comentário!!!

      Excluir

Deixe seu comentário de forma positiva, educada e com o objetivo de melhorar o blog. Comentários sempre serão bem vindos e publicados, desde que agreguem algo de bom para mim e para os demais leitores do blog. Conto com sua colaboração e deixo meu agradecimento antecipado!