sexta-feira, 29 de julho de 2016

CONHEÇA O BIOPESCA, cuidando da nossa fauna!!!

Bem vindos, amigos, visitantes.

É tão bom e gratificante sabermos que tem muita gente nesse Mundão fazendo o bem! Seja lá de que forma e para quem ou o quê for. Se fizermos como a maior parte da mídia, que só sabe denegrir, criticar negativamente, mostrar coisas ruins, nossa energia será, dia a dia, castigada com enormes bombas de tristeza e descontentamento, nos fazendo desacreditar que podemos ser humanos cada dia melhores. 

Então, vamos encher nosso ser com energias de contentamento, amor, luz e paz. E, para contribuir um pouco com isso, quero apresentar para vocês o BIOPESCA. 




Semana passada fui caminhar pela praia - apesar do frio e tempo fechado, o mar sempre traz boas energias -, e fiquei conhecendo o trabalho do Biopesca. Eles estavam com o carro, recolhendo uma tartaruga que foi trazida pelo mar. Fui até lá, para ver do que se tratava e o rapaz que falou comigo me atendeu super bem, explicou rapidamente o trabalho que eles fazem e me deixou um telefone. Sempre que alguém localiza animais em situação de risco, vivos ou não, é só ligar (a cobrar!) que eles vêm recolher e dar os devidos cuidados.

Entrei no site, fiz contato por mail e, rapidamente, eles me responderam. Segue abaixo, a transcrição do mail recebido.


"Boa tarde, Sofia,
Obrigada pelo seu interesse em nosso trabalho. Sim, as praias de Peruíbe fazem parte do monitoramento diário realizado pela equipe do Biopesca que integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
Seguem mais informações:
O Biopesca é uma organização não-governamental criada em 1998 em Praia Grande, litoral sul de São Paulo, com o objetivo de colaborar com a conservação da fauna marinha, principalmente de tartarugas e toninhas (Pontoporia blainvillei), uma espécie pequena e tímida de golfinho. Esses animais são ameaçados ao interagirem com as atividades pesqueiras, uma vez que podem ficar presos na rede e morrerem ao não conseguirem ir à superfície para respirar. 
Desde que começou seu trabalho, o Biopesca realiza parcerias com pescadores a fim de sensibilizá-los para a adoção de práticas sustentáveis de pesca. Essa relação se estabelece principalmente com o monitoramento periódico da organização junto a esses profissionais a fim de pesquisar a interação da fauna marinha com a frota artesanal de pesca. 
A organização ainda integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.  
O Biopesca também realiza ações de educação ambiental junto ao público em geral e estudantil em sua Sala de Educação Ambiental, instituições diversas e escolas da rede pública de ensino. No total, mais de 20 mil pessoas já participaram desses eventos.
Você também pode acompanhar nosso trabalho pelo Facebook/biopesca.org.br .
Atenciosamente
Maria Carolina Ramos
Assistente de Comunicação "

Assim, quem desejar conhecer mais de perto esse trabalho, acesse o facebook, visto que eles estão atualizando o site. Pelo Face, fiquei sabendo que eles também cuidam de aves. Tem uma foto lá, de uma Fragata que foi encontrada recentemente em Itanhém. 

Divulguem, curtam a página, vamos colaborar com aqueles que fazem desse Mundo um lugar melhor para se viver!!! E nós, cada uma a sua maneira, também podemos fazer.

Abraços, Luz e Paz!!! 

Sofia


quinta-feira, 28 de julho de 2016

DICA DE TV: PROGRAMA ROTA DO SOL, TV TRIBUNA

Olá, caríssimos visitantes. Prazer recebê-los, mais uma vez.

Antes de mais nada, ressalto que esse blog não tem fins lucrativos nem patrocínios. Talvez um dia, eu me torne um blogueira famosa e tenha propagandas aqui, mas todos sabemos o longo caminho a percorrer para chegar nesse estágio! Meus posts são feitos pelo que sinto e gosto. Pessoas que fazem a diferença, seja por seu trabalho ou por ações pessoais voltadas para o bem, sempre estarão presentes aqui, independentemente de quaisquer outros motivos.

Posto isso, hoje quero fazer uma homenagem para uma pessoa que eu, apesar de não conhecer pessoalmente, admiro demais, pelo seu jeito doce, carismático e simples de ser, além de todo o belo trabalho, divulgando as coisas lindas do nosso litoral paulista e de tantos outros lugares nesse mundão afora! Seu nome é Rosana Valle e ela é a apresentadora do programa Rota do Sol, da TV Tribuna (TV Globo, aqui no litoral). Além disso, produz as reportagens e é editora-chefe do programa.


Rota do Sol:

Rosana Valle:

A proposta do programa é mostrar tudo de lindo que o Litoral de SP possui. Eu já vi e conheci tanta coisa que nem fazia ideia que existia que, a cada programa, fico cada vez mais apaixonada por ela e pela sua equipe. Já vi passeio pelo Rio Itanhaém, visita a tribo indígena em Mongaguá, fazendas de plantas ornamentais no Guarujá, bem como sítios e chácaras com produção ecológica, toda a beleza do Litoral Norte, as cavernas de Eldorado, no Vale do Ribeira, Lendas urbanas de Santos, pessoas ilustres, museus, acompanhamento da "Ação do Coração", em Santos, algumas viagens ao exterior, incluindo uma rápida conversa com o Papa Francisco, enfim...

O mais legal do programa é que ele é feito sem grandes produções. As cenas são filmadas do jeito que acontecem. Não é amador, é espontâneo. E isso encanta. A TV anda muito produzida demais e, quando vemos um programa feito com o coração, sem frescuras, é cativante. Ele está no ar desde o ano 2000 e o projeto do programa foi da Rosana.

Acessando o link  http://redeglobo.globo.com/sp/tvtribuna/noticia/2016/07/rota-do-sol.html, vocês obtêm mais informações e são direcionados para os vídeos dos programas passados. Eu recomento assistir o de comemoração dos 16 anos de programa, onde a história do mesmo é contada num passeio de escuna com diversos telespectadores que acabaram fazendo parte da vida do programa.

E tem ainda um belo livro, lançado em 2013, sobre o programa. Lindo, repleto de fotos e histórias!!!


Rosana Valle e o belo livro:

Deixo aqui meu beijo e gratidão para a Rosana que, através de mail enviado para o programa, me permitiu fazer esse post. Como uma "nova caiçara", me sinto parte dessa linda família que ama nosso Litoral e o programa dela!!! Agradecimentos também a toda equipe.

Abraço bem apertado para vocês e até a próxima. Luz e paz!

Sofia



quarta-feira, 27 de julho de 2016

BENEDICTO CALIXTO: VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DELE?

Sejam bem vindos, amigos e visitantes.

Hoje, abro espaço para falar sobre artes plásticas e da nossa história. Temas pouco divulgados nesse mar de informações, por vezes banais, que rodam pela internet. Em homenagem ao querido e super competente jornalista Goulart de Andrade, permito-me utilizar seu jargão: "Vem comigo!"

Benedicto Calixto de Jesus é considerado um dos grandes expoentes da pintura do final do século XIX e início do século XX. Foi também historiador, fotógrafo e astrônomo amador. Nasceu no dia 14 de outubro de 1853, em Itanhaém e faleceu em 31 de maio de 1927, em São Paulo. Foi enterrado no Cemitério do Paquetá, em Santos, em jazigo perpétuo, doado pela Prefeitura de lá.


Benedicto Calixto (1853-1927):


Suas obras foram de tal importância, ao retratar os costumes e paisagens da época, que em 1986 foi criada em Santos a Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto. Ela é considerada a mais importante casa de cultura da Baixada Santista e localiza-se no grande Casarão Branco, na bela Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15, a famosa avenida da praia e do lindo Jardim de Santos.


A Pinacoteca Benedicto Calixto, o Casarão Branco, em Santos:


Entre idas e vindas, Calixto morou em Brotas, São Paulo, Itanhaém, São Vicente, Santos. Era uma pessoa de convivência fácil, de gênio alegre e comunicativo. Esse perfil favoreceu seu contato com diversas pessoas de importância política, religiosa e grandes empresários do café, tendo sido contratado para retratar a vida de coronéis, suas fazendas e família, bem como realizar obras em igrejas e teatros, incluindo o Teatro Guarany, de Santos.

Foi esse trabalho no Teatro Guarany que lhe rendeu uma bolsa de estudos em Paris, tendo ficado quase um ano por lá. Realizou várias exposições de sucesso, na Europa, nesse período. Isso foi em 1882. Interessante, pois em 1881, realizou sua primeira exposição no Brasil, no salão do jornal Correio Paulistano, e não vendeu nenhuma obra!

Abaixo, reproduzo parte da biografia dele, retirada do Wikipédia e confirmada em outros sites:
"Produz obras importantes para vários museus, entre eles o do Ipiranga, em São Paulo, para inúmeras igrejas em todo o país, para associações, fundações, instituições, a exemplo da 'Bolsa Oficial do Café', em Santos, onde uma de suas principais obras 'A Fundação de Santos' ocupa uma parede inteira do salão principal, além de outras duas que também têm como tema o município de Santos e o vitral do teto da Bolsa do Café com alegoria para os Bandeirantes."


Vitral, na "Bolsa Oficial do Café, em Santos:


Praia do Itataré, Santos, 1893:


Fundação de Santos:


Um dado muito legal é que, ao voltar da Europa, trouxe consigo um belo exemplar de uma máquina fotográfica e foi o primeiro brasileiro a realizar pinturas sobre fotos!

Seu trabalho de retratar com detalhes o cotidiano, as paisagens das praias e da Serra do Mar, das ruas das cidades por onde passou, em vários períodos de sua vida, possibilitou utilizar sua obra como um resgate de como aconteceu a evolução das cidades, especialmente de Santos e São Vicente e de como o desenvolvimento modificou a paisagem, graças ao café, grande impulsionador do crescimento e enriquecimento da região de Santos.

Para essa pesquisa, visitei o wikipédia, o site da pinacoteca (www.pinacotecadesantos.org.br) e um site muito legal chamado Jornal Eletrônico Novo Milênio (www.novomilenio.inf.br) . Nele, podemos encontrar todas as obras catalogadas do Benedicto Calixto, separadas por temas. São 289 fotos, com detalhes de datas e descrição do que é. Tem também 2 livros e uma carta do neto do BC, com um texto autorizando a publicação dos 2 últimos retratos dele, feitos no ano de sua morte (abaixo). Realmente, sensacional. 

Benedicto Calixto também tem museu em sua homenagem na cidade de São Carlos, praça com seu nome em São Paulo e homenagens em Jaú.

Faço questão de registrar aqui que, apesar de já ter uma noção de quem ele foi e da sua importância em nossa história, foi através de um desenho animado chamado "Traçando Arte", da TV Ratimbum (www.tvratimbum.cmais.com.br), que fiquei sabendo mais detalhes de sua obra e vida. Para quem tem filhos pequenos, recomendo, não somente esse desenho, como também a programação da TV Ratimbum, que pertence à maravilhosa TV Cultura.

Abaixo, coloco algumas obras, retiradas do site Jornal Eletrônico Novo Milênio.


 Fotos no ano de seu falecimento:
Ruínas do Abarebebê, em Peruíbe:

São tantas obras e tantos locais conhecidos que fica difícil escolher o que postar. Assim, fica aqui meu convite para a visitação do site www.novomilenio.inf.br Nele, vocês poderão escolher o que ver e ainda ler um pouquinho sobre a obra.

Agradeço muito sua visita. Espero que tenham gostado das informações. Como sempre digo, cultura e conhecimentos gerais só nos faz bem!!

Abraços, paz e luz.

sexta-feira, 22 de julho de 2016

SEMANA FRIA, COM MONTE FUJI!!!!

Olá!!! Bem vindos em mais uma postagem.

Apesar da semana ter sido fria, sem sol, com muitas nuvens, nas segunda, dia 18, fui para o ABC e, ao entrar na estrada, saindo de Peruíbe, olhei no retrovisor e vi essa imagem:


Parei e fotografei!!! Nosso Monte Fuji..rsrs A Serra do Itatins segurando uma bela nuvem, caprichosamente "descansando" no pico do morro. Pena que a placa e as torres poluíram um pouco essa linda paisagem... Então, essa cena nas minhas costas e, à frente, essa:


Uma bela manhã, prenúncio de tempo frio e úmido! Na volta, já bem final de tarde, a Serra estava assim:


Dai, as nuvens persistiram e somente nessa sexta, o sol deu o ar da graça após o almoço. Fui dar um passeio no Guaraú, com minha amiga Kátia, que veio lá das Minas Gerais passar uns dias comigo:



E assim, passou a semana fria, mas em ótima companhia.

Gratidão!


domingo, 17 de julho de 2016

QUE DIA FRIO E LINDO!!!

Amigos, tudo bem?!

Passando para registrar o domingo lindo e gelado que fez aqui em Peruíbe. Fomos dar uma caminhada pela orla, mas tivemos que nos abrigar na beira da parede do Quiosque do Baiano, que também é pescador, além de proprietário do quiosque.

O vento, coisa normal nessas bandas, estava simplesmente geláááááádo. E, como sempre, tinha gente no mar! Ai, ui, só de olhar já sentíamos frio. Aliás, o mar estava bravíssimo, totalmente alto, batendo na beira do murinho. As ondas altas, indo e vindo para todo lado, ao gosto do vento. A máxima foi de 18ºC, mas os ventos, de 11km/h, levaram a sensação térmica bem para baixo.

O mar invadiu toda a praia. Escute o vento:


Como já mencionei aqui, as cores no inverno, ficam lindas. O céu azul, azul, poucas nuvens. Tudo lindo, mas voltamos para casa depois de uma hora de vento nas orelhas!rsrsrs






Enquanto estávamos tomando uma cervejinha, apareceram por lá dois rapazes que trabalham num haras, perto daqui, com dois cavalos lindos: um preto, cuidado por eles já há algum tempo e outro marrom, que está com eles há um mês e está em processo de tratamento. Por aqui, tem muitos sítios de criação de cavalos e eles fazem passeios pela cidade, com os cavalos enfeitados. Agora em julho, teve uma comemoração de festas católicas, que encheu a avenida da praia de cavaleiros!!





Cavalo grande, quase da altura do Carlos!:

E, para encerrar o dia, fomos brindados com um maravilhoso por do sol, com direito a lua cheia e tudo!!!!

Abraços e boa semana para todos. Namastê!


Sofia Golfetto Silva
Personal organizer
Consultora em organização

PERUÍBE: A CAPITAL NACIONAL DE OVNIS

Olá, amigos!


É isso mesmo: Capital Nacional de Discos Voadores! Realmente, uma coisa bem interessante. Eu sempre ouvi falar nas aparições de OVNI's por aqui, no Morro do Guaraú. É um assunto bem comentado na cidade, mas eu não imaginava que a coisa era séria assim. Esse é um "título" formal, assumido pela Prefeitura, que é a responsável pela realização anual do ENCONTRO UFOLÓGICO DE PERUÍBE, através da Secretaria de Turismo e do Contur. Esse ano, foi o 11º Encontro, que aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de junho, tendo a presença do canadense Brian Foerster, astro do programa "Alienígenas do Passado", do History Chanel.


Brian Foerster:

Ademar José Gevaerd, ufólogo, editor e proprietário da "Revista UFO", diz que Peruíbe é a cidade mais importante da América Latina para se pesquisar fenômenos extraterrestres. Foi aqui, na Serra do Itatins (Morro do Guaraú), que a Aeronáutica iniciou as investigações a respeito de OVNIS, nos anos de 1960. 



Peruíbe é uma cidade bem conhecida para os ufólogos por relatos de aparições, casos de abdução e ocorrências de fenômenos ufológicos pela cidade. Existem vários relatos de pessoas que avistam luzes coloridas no céu, bem como seres luminosos pairando e se locomovendo sobre o solo que, inclusive, acompanham pessoas/veículos.



Ufólogos de Peruíbe, com o apoio de outros grupos de estudo, fundaram o Grupo de Estudos e Pesquisas Ufológicas de Peruíbe (Gepupe) em 2010. Seus fundadores dizem que Peruíbe tem muitas lendas, relatos e histórias sobre o assunto, que envolvem a Pedra da Serpente, no acesso à praia do Guaraú, bem como a Ilha da Queimada Grande, conhecida como Ilha das Cobras. Avistamentos também ocorreram na praia de Barra do Una, Perequê, Costão e nas Ruínas do Abarebebê.



Praia do Guaraú, vista lateral esquerda:



A agência "Na trilha da Juréia" possui um roteiro ufológico e, pelo que pesquisei, o único no Brasil com essa designação. Seja pelo interesse no assunto ou para conhecer as belezas da região, garanto que o roteiro é bem bonito. 



Praia do Costão:



Vou tentar fazer contato com o Gepupe e com a agência, para ver como andam as coisas nesse ano, já que minha pesquisa baseou-se em informações de matérias de 2009, 2010 e algumas coisas no site da Prefeitura. As fontes foram os sites da Revista UFO, beachco.com.br., ufoperuibe.com.br.



Em tempo, o Encontro desse ano homenageou o ufólogo Wallacy Albino, que faleceu em 24 de fevereiro passado, com apenas 50 anos. Veja mais informações sobre ele no link: 



Tem quem acredite, tem quem não; mas saber e estar informado sobre diversos assuntos nos faz crescer pessoal e culturalmente.



Espero que tenham gostado. Forte abraço! 




Sofia Golfetto Silva
Personal organizer
Consultora em organização

quarta-feira, 13 de julho de 2016

ONDE FICA E COMO CHEGAR EM PERUÍBE?!

Sejam bem vindos, amigos e visitantes!!!

Peruíbe é a última Estância Balneária de fácil acesso do Litoral Sul do Estado de SP. Fica a 140 km da cidade de São Paulo, via Sistema Anchieta-Imigrantes, Rodovia Pedro Taques e, em seguida, Padre Manoel da Nóbrega (SP 055). 

Você também pode chegar em Peruíbe pela Rod. Régis Bittencourt (BR 116) e acessar a SP 055 (Padre Manoel da Nóbrega) que, em alguns trechos, é denominada BR 101 (Governador Mário Covas), num trajeto de aproximadamente 180 km. Aliás, a parte da Manoel da Nóbrega que fica entre a Regis e Peruíbe é conhecida como "Estrada da Banana". São 45 km de uma linda paisagem de pequenas serras, povoados, sítios, pousadas, onde a plantação de bananas é "batata", com o perdão do trocadilho!!! Um ar de interior serrano, bem pertinho do mar.

Av. Mário Covas, a avenida "da praia":


As cidades da "Estrada da Banana" fazem parte do Vale do Ribeira, região muito bem preservada do Estado, formada por 24 Municípios. Em outro post, falarei das belezas e passeios dessa região.

A bela Santos é a "cidade grande" mais próxima de Peruíbe,distante 80 km numa linha praticamente reta, pela Manoel da Nóbrega. As excelentes condições das pistas nos levam a querer andar um pouco mais do que os 80km/h permitidos; nada bom, já que radares estão sempre presentes: fique atento!!! Para chegar na Ilha de Santos é necessário atravessar, em São Vicente, a pequena, mas muito charmosa, ponte Pênsil, que foi re-inaugurada a pouco tempo. Um passeio muito agradável.

Metade do território de Peruíbe, que é de 326 km², está incluso em sete, meus amigos, sete unidades de conservação ambiental, em especial a Juréia-Itatins e o Parque Estadual da Serra do Mar. São as duas mais amplas áreas de preservação ambiental do Estado de SP. 

Vista parcial da cidade de Peruíbe, Serra do Itatins e Praia do Guaraú (a esquerda):


Em Peruíbe, encontramos tranquilidade, ar mais que puro, pouquíssimos prédios. Uma cidade, podemos dizer, totalmente horizontal. Você olha para qualquer lado e vê todo o céu, a Serra do Mar e a maravilhosa Serra do Itatins, conhecida como Morro do Guaraú. É só atravessá-lo, pela linda estradinha asfaltada e chegar na praia de mesmo nome, assunto para um post exclusivo! Na foto acima, podemos ver o Morro, a linha da estrada e, à esquerda, a praia do Guarau.

Uma descrição bem legal, explicando resumidamente as praias da cidade, eu encontrei num trabalho de Monografia de Maurício Maranhão Sanches, de 2007, que transcrevo aqui: "Geograficamente, Peruíbe tem sua orla dividida de forma bem distinta: ao Sul, predominam as escarpas da Serra dos Itatins e os maciços da região da Juréia, chegando ao mar, formando praias pequenas, as vezes desertas, com acesso difícil; ao norte, uma praia única, retilínea, ao longo da bacia de Itanhaém, sem interferências naturais."

Um belo entardecer...:


Espero que tenham gostado das informações. Até o próximo post!!!

Paz e luz, Namastê!


Sofia Golfetto Silva
Personal organizer
Consultora em organização

quinta-feira, 7 de julho de 2016

O DIA LINDO FOI MEU PRESENTE!!!

Olá, amigos!


O blog entrou no ar dia 06/07, porque foi meu níver. Eu amoooooo fazer aniversário e me dei o blog de presente. Mas, o mais incrível, foi o lindo dia que amanheceu por aqui!

Depois de impressionantes acho que 15 dias de total "fog litorâneo", amanheceu um lindo céu azul, um sol brilhante e quentinho! Nóóóóssssaaa, que saudades! Sem pestanejar, fui dar aquela caminhada na praia, colocar os pés na areia, no mar...que delícia! Tinha até que bastante gente na praia, todos com aqueles sorrisos maravilhosos de felicidade. O mar estava bem calmo, lá longe, um sossego só. Não tenho fotos, porque caminho sem nada nas mãos, então, fico devendo essa! rsrs

Tenho fotos e vídeos do nevoeiro e do lindo dia. Postarei em breve.

Aproveito para agradecer a todos pelos parabéns e pelas visitas aqui no blog. 

Abraços, Namastê!


Sofia Golfetto Silva
Personal organizer
Consultora em organização








quarta-feira, 6 de julho de 2016

EU, O MAR, O BLOG E VOCÊ

Gratidão por estar aqui! 

Meu nome é Sofia Golfetto Silva, uma apaixonada pelo mar e pelo maravilhoso litoral do nosso Brasil. Em 2015, por necessidades pessoais, vim morar em Peruíbe, apesar de já frequentar essa região há mais de 30 anos. Claro, morar é diferente de frequentar e qual não foi minha surpresa quando descobri que o Litoral Sul de SP tem muito mais a oferecer e mostrar do que podemos imaginar: passeios lindos, reservas ambientais deslumbrantes, bons restaurantes e comércio diversificado, muita história da nossa colonização, de artistas plásticos respeitados no Mundo todo e pessoas que fazem a diferença na Região.



Um entardecer prá lá de diferente:


Blogueira, eu?! Nem pensar! Mas o blog foi a forma que encontrei de oferecer para as pessoas um outro olhar das cidades de Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. Informações sobre geografia, história, artes plásticas, locais para passeio, onde comer, dormir, enfim... Uma forma de fazer você conhecer e se encantar com esse pedacinho do extenso e lindo litoral Brasileiro. Ah... O Vale do Ribeira também estará presente!

Agradeço muito as orientações da minha querida amiga "blogueira" Ana Caldatto, Colecionadora de Emoções. Visite a fan page dela no facebook: https://www.facebook/anacristina.caldatto . Você vai viajar no tempo!

Como eu disse, não sou blogueira. Então, farei postagens moderadamente. E, como resido em Peruíbe, os posts daqui terão prioridade, por enquanto.

Um blog simples, mas feito com muito carinho e conteúdo bem pesquisado. Espero que divirta-se e conheça um pouco mais dessa linda região.

Paz e prosperidade. Namastê!


Olha eu ai:







VOCÊ SABE O QUE SÃO ESTÂNCIAS?

Nas minhas pesquisas sobre Peruíbe aprendi uma coisa deveras interessante e que, acredito, muitas pessoas desconhecem. Tudo por causa do nome oficial do Município, que é Estância Balneária de Peruíbe. Alguém ai sabe por que existem cidades paulistas denominadas "Estâncias" e como elas se dividem?! Vamos lá...


"Estância" é uma espécie de título que o Governo do Estado de SP concede a alguns Municípios com características turísticas, que ofereçam ao visitante diferenciais culturais e/ou naturais e uma infra-estrutura e serviços compatíveis com a atividade turística.


Atualmente, temos cerca de 70 Municípios considerados "Estâncias". Segundo a Constituição do Estado de SP e Leis Complementares, esses Municípios podem receber um aporte financeiro voltado para o incentivo turístico. O DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), ligado à Secretaria de Turismo, é o órgão que recebe a verba para cada Estância, disponibilizada pelo orçamento anual do Estado. Para a liberação da verba, cada Prefeitura deve apresentar estudo de onde e como a verba será aplicada. Não vou entrar no detalhe administrativo-político-financeiro, que não é meu objetivo, mas quem tiver interesse, é só acessar o link abaixo e conhecer mais sobre o assunto:


As "Estâncias" são divididas em quatro categorias: balneárias, climáticas, hidrominerais e turísticas. As cidades contempladas com essas denominações, passam a ser chamadas de "Estância Balneária, Estância Climáticas", e assim por diante. Todas as cidades praianas do Estado de SP são tratadas como Estâncias Balneárias.

Exemplos de outras Estâncias:
- Hidrominerais: Águas de Lindóia, Atibaia, Serra Negra;
- Climáticas: Bragança Paulista, Campos do Jordão e Morungaba;
- Turísticas: Eldorado, São Luiz do Paraitinga e São Roque.


Quem quiser saber quais são as demais Estâncias do Estado de SP, é só acessar o link: http://www.turismo.sp.gov.br/dade/estancias.html

Então, é isso. Um post onde aprendemos que, mais uma vez, política faz parte de nossas vidas, quer gostemos ou não. Por acaso, você é um Munícipe de alguma Estância?!

Espero que as informações tenham sido úteis. Até a próxima!!!

QUIOSQUE DO NEKO


A orla da praia de Peruíbe é longa e reta. São quase 14 km de areia, cortada apenas por pequenos córregos que são nascentes vindas da Serra do Mar. Desde a divisa com Itanhaém, na Praia do Tapirema, até a Foz do Rio Preto, na praia do Centro, é tudo um retão só!!! Por esse motivo, não são conhecidos os nomes das praias e a localização é feita pelos nomes dos Balneários, que é como são chamados os bairros aqui na Baixada.

Nesses 14 km de areia e mar aberto estão distribuídos 50 quiosques. Sim, é isso: 50!!!! Eles são numerados, do Centro para a divisa com Itanhaém e 44 já estão padronizados, restando apenas os 6 últimos para ficar tudo igual. Bem, ficar tudo igual na construção, pois cada um tem seu perfil, seu diferencial.

Na temporada, todos ficam lotados. A agitação é total: música ao vivo, brinquedos para crianças, eventos de esportes aquáticos, enfim... De tudo um pouco.

Hoje, em especial, vamos falar do QUIOSQUE LUAU, o número 24, no Balneário Jardim Ribamar. Av. Mário Covas Jr., 2470, Jd. Ribamar.


Vista da Av. Mário Covas (avenida da praia):




Vista da praia:

Na verdade, o Quiosque Luau é mais conhecido pelo nome do seu proprietário: o simpático Neko. Ele diz que "Aqui, tem Japa na praia!" Então, sempre que vamos lá, falamos "Vamos no quiosque do Neko?!" 


Olha o Neko ai!!!:

Atendimento Nota 10, comes e bebes de qualidade. Especializado na culinária Japonesa, sendo o Temaki seu carro chefe, o Neko também serve Hot Roll, Uramaki, Sashimi e algumas porções bem generosas. Várias boas marcas de cerveja sempre geladinha, caipirinha deliciosa, equipe divertida, atenciosa, bem humorada e com sorriso nos lábios, para te atender com aquele espírito de vida leve e de paz: tudo o que queremos para passar algumas horas descansando e curtindo. Conversar com eles é muito bom. Conhecem a cidade e seus passeios. Só que na alta temporada, esse papo fica um pouco comprometido, porque o movimento é enorme e o "corre" é grande!

Claro, as fotos aqui expostas foram feitas em junho: fora de temporada e um frio de 12º C, mais ou menos. O Seu Madruga e o Caíque, os atendentes figuraças do Neko, estavam virando pinguim. Veja ai o Seu Madruga, ao lado de um cliente corajoso e, em seguida, o Caíque, de chinelos e meia.


"Seu Madruga", o Vladmir:

O Caíque, figuraça:

O Neko reside em Peruíbe há uns 5 anos. Veio para cá, convidado por sua irmã, depois de ter morado no Japão e no Embu das Artes. Aqui, ele aprimorou seus conhecimentos da culinária Japonesa, trabalhou duro e, em setembro de 2015, inaugurou seu quiosque. Já pegou uma temporada bem agitada, visto que as temperaturas por aqui foram altíssimas, fora do padrão. Em tempo, da mesma forma que está sendo o frio...brbr A coisa tá gelaáááda!!!

Sempre trabalhando com produtos de primeira qualidade, ele mesmo faz os temakis e demais pratos típicos japoneses servidos no quiosque. O Neko é um empreendedor nato e já inaugurou também o delivery, no quiosque: das 11h as 18h, com folgas as quartas e domingos. Como na praia final de semana é quando mais se trabalha, o quiosque fecha as quartas-feiras, para descanso geral da galera.

O legal do quiosque do Neko é que o ambiente é muito bom, a família dele trabalha e frequenta lá, muitos dos clientes são conhecidos há tempos, já que o Neko trabalhou em outro comércio de alimentação na cidade por quase 5 anos. Fica ai a dica: curtir a praia, com alimentação de qualidade, cerveja gelada, atendimento diferenciado, respeito ao cliente. E o Neko insiste: se você tiver qualquer problema durante o tempo em que ficar lá, fale para ele; afinal, a qualidade dos serviços depende do feed back de seus clientes.

Boa praia, boa cerveja!!!!


Quiosque do Neko, sempre impecável!:

QUER COMPRAR, VENDER OU ALUGAR UM IMÓVEL EM PERUÍBE?

Amigos e visitantes, apresento a vocês meu marido CARLOS ALBERTO GADDI, Consultor Imobiliário.

Se você tem interesse em comprar, vender ou alugar imóvel em Peruíbe, eu super indico o Carlos: responsabilidade, conhecimento, atenção no atendimento, ética, pontos fundamentais para criar laços de confiança com seus Clientes. 

Depois de atuar por 40 anos com telefonia, passando pelas áreas de custos, RH, planejamento estratégico e análise de risco, ele decidiu mudar totalmente de área e trabalhar com o que sempre o encantou, além dos carros: imóveis. E, quando trabalhamos com o que gostamos, vem junto aquela energia boa, de realização.

A imobiliária na qual ele atua está em Peruíbe a mais de 30 anos. Tem uma carteira de imóveis bem ampla e, com certeza, terá o imóvel dos seus sonhos!!! 

Se você quer um atendimento realmente personalizado e objetivo, fale com ele:


(13) 9.9633-9312 (whatsapp)
(11) 9.9885-4018

Bons negócios e forte abraço!



Sofia Golfetto Silva
Personal organizer
Consultora em organização



O CÉU NAS TEMPESTADES

Olá, amigos! Mais uma vez, sejam bem vindos ao blog de Peruíbe e Litoral Sul de SP. Como sempre, é um prazer escrever sobre um lugar tão lindo assim.


Esse post que faço agora é só para mostrar algumas fotos dos temporais que já vimos por aqui, desde setembro de 2015, quando nos mudamos de Santo André para cá. Eu adoro olhar para o céu, não importa se ele está "aberto" ou "fechado"; em cada situação, a natureza se apresenta sem filtros: ela é o que é e nada nem ninguém pode com ela.



Chuvas de verão são realmente assustadoras, seja em qual região for. Mas aqui temos um privilégio: o fato da cidade ser totalmente horizontal. A única coisa que tira a visão total do céu são as montanhas. Então, acompanhar um temporal é bem diferente aqui do que numa cidade verticalizada. Podemos ver a formação de nuvens chegando, como o vento transforma e molda a massa cinzenta que vai crescendo e se impondo. É realmente um espetáculo:






Têm pessoas que não gostam de ver o tempo assim. Eu não sou uma delas!!!:




Agora, um vídeo que fiz de dentro do banheiro com vista para a janela. O vídeo é curto, mas o que vocês verão durou por volta de 90 minutos ininterruptos. Eu não tinha como abrir a janela do quarto, para filmar. Teve que ser assim mesmo, do banheiro!



30 março 2016, de madrugada:


Gente, choveu, mas choveu como eu nunca vi. Aliás, nunca vi tanta chuva como aqui. Muito interessante, porque, da mesma forma que chove muito, fazem dias maravilhosos de sol, onde não se vê uma nuvenzinha no céu prá contar história!

E os raios?! Lindo, um espetáculo à parte, mas difícil de fotografar, né...Afinal, quando a gente vê, já foi!!!! rsrsrs. Peguei esses ai, por enquanto!:




Outra coisa muito interessante que vimos aqui foi uma tempestade magnética, que ocorre em alto mar. Da terra firme aqui, só vemos os raios que permeiam o céu, mas não chegam no solo. Eles ficam lá por cima e é lindo. Não consegui filmar nem fotografar porque não queria perder o espetáculo mas, da próxima vez que acontecer, eu coloco aqui para vocês verem. 



Abraço, paz e harmonia!


Sofia Golfetto Silva
Personal organizer
Consultora em organização