sábado, 29 de outubro de 2016

RESSACA, UM FENÔMENO LINDO!!!

Amigos, visitantes, sejam bem vindos!!!

Post para falar desse fenômeno lindo, que é a ressaca do mar. Sim, ela causa estragos e essa é a parte triste. Mas devemos lembrar que nós estamos no lugar errado. Ressacas sempre ocorreram, é da natureza. E nós "invadimos" as áreas de expansão do mar, então... Seja como for, faz parte das nossas vidas, como tantos outros fenômenos naturais e temos que nos preparar para eles, da melhor forma possível.

Mar calmo e tranquilo. É o normal...Foto de Sofia G. Silva:



Mar já mais agitado pelo vento. Em abril, outono. Foto de Sofia G. Silva:

 Nesse sábado, 29/10/16, por volta de 15:40h. Parecia que o céu estava desabando sobre o mar... choveu e tive que voltar para o carro:

As ressacas ocorrem em tempo frio, mais ou menos do final do outono até meados da primavera. São as massas de ar quente que se encontram com as de ar frio, gerando diferenças de pressão atmosférica que causam os ventos fortes que empurram as águas do mar em direção à costa.

Some-se a isso o efeito estufa, que aumenta o acúmulo de energia do sol na atmosfera, que é transferida para o mar na forma de ondas. E também tem as marés, que sobem e descem, de acordo com o movimento da Terra em torno de si mesma.

Como sabemos, o estrago causado pode ser grande, mas hoje é possível prever as ressacas com até cinco dias de antecedência, minimizando os prejuízos. Aqui em Peruíbe, nessa semana, foi dado o alerta, focando especialmente os "quiosqueiros" pois eles são a primeira coisa que o mar encontra pela frente, depois da mureta de contenção.

Nossas muretas são diferentes das de Santos. São muros elevados de 1 metro de altura mais ou menos, como vocês podem ver na foto acima. O mar subiu tanto que as ondas que batiam nas muretas alagaram a grama. Onde existe acesso sem as muretas, a avenida ficou tomada por água e sujeira. Vejam abaixo...


Essa eu bati de dentro do carro! Isso é água do mar. A chuva tinha acabado de começar:

À esquerda da faixa de grama temos a mureta de contenção:


Em destaque o quiosque "Badalo". Bati essa foto da esquina da rua da minha casa, olhando para a direita, em direção à Serra do Itatins. A foto acima mostra o outro lado do quiosque Badalo. O dono é o Baiano, pescador e cozinheiro de mão-cheia!!!:



Aqui, as ondas invadindo as rampinhas de acesso à praia. Básico...

Muita sujeira vem de alto-mar. Paus ficam fincados na areia, plásticos ficam enterrados, troncos de árvore são trazidos até a mureta. A bandeira da CETESB está vermelha pois quando chove muito ou tem ressaca o mar fica impróprio para banho. Normalmente, essa bandeira é verde. Ah... na temporada, devido à grande quantidade de pessoas, as vezes também a bandeira é vermelha. Onde está esse tronco é meu acesso para caminhar na praia, coisa que estou meio que evitando, nesses dias...rsrsrs!!!


Avenida da praia, Jardim Icaraíba:



Olha, uma onda!!! Tá, na mureta, se chocando com violência contra ela!!!:

Enquanto eu estava escrevendo esse post, meu marido chegou e fomos dar uma olhada na orla, no sentido de Itanhaém. Gente, que coisa...da rua da minha casa para a esquerda, não tem mais mureta de conteção, quero dizer, nunca teve mesmo. São as dunas de areia e a vegetação que protegem a avenida. E a coisa foi feia... O mar invadiu 2, vejam bem, 2 quarteirões além da avenida. Tem areia espalhada por todas as ruas, entrou água nas casas e a avenida tá parecendo a praia! Um quiosque cedeu, outro, encheu completamente de água. Fico triste, pois são conhecidos que trabalham muito e...pois é. 

Segundo os pescadores, que também foram aivsados para não irem ao mar, essa vai ser a última noite de ressaca brava. Esperemos que sim!

Ah.. só para ilustrar, o termo "ressaca" de bebedeira veio justamente da ressaca do mar. Em espanhol, "resaca" expressa o refluxo das ondas no oceano. Tudo a ver com o mal-estar provocada pela "katcha"...kkk Em Portugal e no Brasil, o termo ganhou novo significado.

Bom final de semana para vocês. Cuidado com as duas ressacas, para quem estiver no litoral do Sul e Sudeste do Brasil!!!

Paz e Luz.


Sofia Golfetto Silva
Consultora em organização

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário de forma positiva, educada e com o objetivo de melhorar o blog. Comentários sempre serão bem vindos e publicados, desde que agreguem algo de bom para mim e para os demais leitores do blog. Conto com sua colaboração e deixo meu agradecimento antecipado!