quarta-feira, 26 de outubro de 2016

A HISTÓRIA DE PERUÍBE - Parte III (de 1.959 até 2.016)


Amigos, visitantes, bem vindos à última parte da História de Peruíbe! Última parte é maneira de dizer, já que a história se faz a cada dia. E nós somos seus construtores...

Porém, antes de começar, preciso fazer um parênteses: como já disse em outros posts para escrever para vocês eu faço uma pesquisa bem ampla. Muitas vezes, demoro para postar, justamente porque estou pesquisando, lendo e me informando, para não escrever besteira aqui. E, caso isso aconteça, com certeza, farei posts para corrigir possíveis erros.

Para contar a História de Peruíbe, gente... eu pesquisei muito. E claro, foi no Google. Gostaria de poder fazer aquela pesquisa a moda do meu tempo: bibliotecas, prefeitura, universidades, pessoas, mas... hoje, é no Google que nós nos informamos. Sabemos que tem muita bobagem circulando por ai, mas também sabemos que existe muita coisa séria. 

Pedi a um historiador conhecido, colaborador da TV Cultura que, se possível, me ajude na história de Peruíbe. Tenho certeza que, se ele puder, vai me dizer se escrevi bobagem e, mais ainda, me passar informações corretas. Então, estou na expectativa: se tudo der certo, em breve, talvez eu tenha mais coisas para falar ou reescrever, ok?! Ah... também estou conhecendo mais pessoas por aqui, moradores antigos que, com o tempo, irão colaborar muito para eu postar "causus" e casos para vocês!

Vamos lá: no post anterior, paramos em 1.959, quando Peruíbe passou a ser um Município: "O desmembramento de Peruíbe do município de Itanhaém, foi autorizado pela Lei n° 5121, de 31 de dezembro de 1958 e referendado pela Lei 5285, de 18 de fevereiro de 1959, sendo que no plebiscito realizado em 24 de dezembro de 1958 a votação pela autonomia e desmembramento foi vitoriosa por unanimidade dos votantes." (texto retirado do www.jornaldeperuibe.com.br )

Como já mencionei, Geraldo Russomano (avô de Celso Russomano) e João Bechir foram os líderes dessa emancipação. À época, a Câmara Municipal contava com 9 vereadores e o primeiro Prefeito foi justamente o Geraldo Russomano, tendo como vice Albano Ferreira.

Eu procurei muuuuito alguma foto do Celso e do Bechir, mas não encontrei. E, quando visitei a página do Celso Russomano, descobri que o Geraldo é avô dele e não tio, como mencionei no post da parte II. Fica aqui corrigido o erro e vou no post, acertar a informação.
Quem tiver curiosidade para ver muitas fotos da antiga Peruíbe é só acessar o link abaixo. Sérgio Gispert Kiss foi quem as publicou:

http://pt.slideshare.net/sergio_kiss/memria-de-peruibe


                                                                 Estação Ferroviária de Peruíbe. 
                                                                 Foto do Jornal de Peruíbe:

Ao lado, a estação de Peruíbe. O centro da cidade se iniciou ao redor dela. Lá, temos a rodoviária, um comércio bem desenvolvido e popular, muito dirigido e frequentado pelos moradores. Eu chamo de Centro Velho...rs Meus pais tiveram uma loja lá e moravam na Av. 24 de dezembro, principal avenida desse centro.
E tem o que eu chamo de Centro Novo, que fica na Av. Pde. Anchieta, muito bom também e tem preferência na escolha dos turistas.




Em 1.974, passa a ser denominada "Balneário". Eu já falei sobre essa denominação, aqui no blog. Veja o link: 
http://conhecendoperuibe.blogspot.com.br/2016/07/voce-sabe-o-que-sao-estancias.html

Com essa denominação, o Município passa a receber verbas diferenciadas,justamente para alavancar o turismo e favorecer o comércio e serviços.

Em 1.975 o Governo Brasileiro, na figura do então presidente Ernesto Geisel, firmou um acordo com a Alemanha para a construção, dentre outras coisas, de uma Usina Nuclear aqui na praia do Arpoador, na Reserva da Juréia. Ainda bem que a sociedade se manifestou, o projeto não teve continuidade: os equipamentos foram "desembarcar" em Angra 3.

Tem uma curiosidade sobre essa época envolvendo o enorme "prédio redondo", que na verdade é um semi-círculo, marca registrada da cidade: ele fica na praia do centro e é um cartão postal: único e imponente. Parece-me que ele foi erguido para acomodar os trabalhadores que construiriam a usina. Era literalmente pé-na-areia. Eu vou me informar mais sobre a história do "prédio redondo" e farei um post específico sobre ele. 


Vista aérea da cidade, acredito que lá pelos idos de 1960 ou antes. Não tinha a avenida da praia, somente a Av. Pde. Anchieta, que era considerada estrada. Nem tinha ainda o primeiro prédio de Peruíbe, que aparece na foto abaixo. Imagem do Google:

Aqui, a cidade já um pouco mais "moderna" e tem um esboço da avenida da praia se formando. Acredito que à direita do círculo já seja a obra do prédio redondo.
Fonte da foto - Jornal de Peruíbe:

Foto super atual do Prédio Redondo: único na orla de Peruíbe. Ao fundo, 
a Serra do Itatins, morro do Guaraú.
Foto de Sofia Golfetto Silva:


São 2 prédios, em semi-círculos. Construção interessante!
Foto de Sofia Golfetto Silva:

Hoje, ele fica na Av. Mário Covas, a "avenida da praia" que, curiosamente, não é a principal avenida da cidade. Ainda bem, já que o comércio e movimento de cidade ficam na Av. Padre Anchieta, a dois quarteirões de distância. Dessa forma, a avenida da praia tem seu agito só mesmo para quem está a passeio.

Peruíbe tem um Plano Diretor muito interessante: é uma cidade bem distribuída, com ruas e avenidas organizadas, fácil de se localizar. Os veranistas, moradores e turistas reforçam isso, em seus comentários sobre a cidade.


A Av. Mário Covas ou "avenida da praia". Tem mais de 10 km de extensão!
Foto de Sofia Golfetto Silva:

A avenida da praia, mais próxima do centro, onde ela é separada por um lindo canteiro. Detalhe: foto feita fora da temporada: sossego total de um dia de semana!
Foto de Sofia Golfetto Silva:


Por ser uma cidade que tem parte de sua área contida em bolsões de proteção ambiental, Peruíbe tem o privilégio de Leis que impedem que a cidade se desenvolva sem critérios. Um desses pontos é o fato de ser proibido a construção de prédios nos dois quarteirões entre a Av. Mário Covas e a Av. Pde. Anchieta. É uma orla linda!!!! Eu e muita gente quer que assim continue, afinal, esse é o grande diferencial da nossa cidade.

Nesses anos da emancipação até hoje a cidade se desenvolveu bastante. Porém, de uns tempos para cá, moradores e veranistas vivenciaram aqui um total abandono, por parte das administrações públicas. Todos querem crer que, a partir de 01 de janeiro de 2017, a História de Peruíbe tome um novo rumo e a cidade seja tratada com mais amor, carinho e cuidado. Afinal, dependemos do turismo para alavancar comércio e serviços, a base de nossa economia. E coisa bonita para ver e interessantes para fazer é o que tem de sobra em Peruíbe!!! Até turismo ufológico, como já mostrado aqui no blog: http://conhecendoperuibe.blogspot.com.br/2016/07/peruibe-capital-nacional-de-ovnis.html

Símbolos da Cidade:


A Bandeira 
Foto do vdrbandeiras.com.br:


O Brasão 
Imagem: www.peruibe.com:

O Hino
Composto pelo Maestro Gomes Cardim
Nesse link, você poderá ouvir o Hino e apreciar imagens da cidade. Muito legal!!!  http://www.peruibe.com/simbolos


Peruíbe, Peruíbe, Peruíbe
Encanto e beleza varonil
Peruíbe, Peruíbe, Peruíbe
Orgulho e grandeza do Brasil

Verde mar e a praia empolgante
Cercada só de flores e jardins
Tem a guarda na muralha do gigante
Do imponente e majestoso Itatins

Com o céu mais lindo e mais azul
Coberto de estrelas rutilantes
Invejada no Brasil de norte a sul
Berço heróico de bravos Bandeirantes

Na história lendária do passado
O seu nome viverá em glórias mil
Como espelho ficará perpetuado
No coração grandioso do Brasil

No site da Prefeitura (http://www.peruibe3.sp.gov.br/imagens-historicas/) tem muitas fotos antigas, pena elas não terem explicações e/ou datas.

E...por hoje é só! Um forte abraço a todos, quando tiver novidades sobre a história da cidade, faço um novo post!!!

Paz e Luz, Namastê.


Sofia Golfetto Silva
Personal Organizer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário de forma positiva, educada e com o objetivo de melhorar o blog. Comentários sempre serão bem vindos e publicados, desde que agreguem algo de bom para mim e para os demais leitores do blog. Conto com sua colaboração e deixo meu agradecimento antecipado!