sábado, 17 de setembro de 2016

O EXUBERANTE VALE DO RIBEIRA

Amigos, visitantes, admiradores da natureza, bem vindos a um post especial!!!

Com muito orgulho, escrevo sobre o Vale do Ribeira, região localizada no Sul do estado de SP e Leste do Paraná, com nada menos que 2.830.666 hectares. Sabe lá o que é isso?! É grande, muito grande. E eu nem imaginava que iria ter tanta dificuldade para escrever esse post. Tem muita informação na web. Coloquei as fontes das fotos nas próprias e a pesquisa foi feita, principalmente, no site do Governo do Estado de SP.


Vista geral do Vale do Ribeira:

São 24 municípios paulistas e mais 7 paranaenses, totalizando mais ou menos 500.000 habitantes. Ele recebe esse nome, entre outros motivos, pois abriga a Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira. Existem outros tantos municípios paulistas e paranaenses que não fazem parte do Vale, mas fazem parte dessa Bacia.

Curiosidade: um "vale" é um acidente geográfico formado entre cadeias de montanhas/serras e tem baixa altitude. É normal serem formados pela atividade fluvial, mas existem outros tipos também. Em São Paulo, os vales mais famosos são o Vale do Ribeira e o Vale do Paraíba, ambos rios que nomeiam os vales: Rio Ribeira e Rio Paraíba do Sul. 

Veja na imagem abaixo como é fácil identificar um vale:

Vista aérea de parte do Vale do Ribeira, coisa linda!!!


A mais extensa região preservada de Mata Atlântica do Brasil encontra-se aqui. Até já mencionei isso no post sobre a Estação Ecológica de Juréia-Itatins, que pertence ao Vale do Ribeira. Parques e reservas ecológicas é o que não faltam no Ribeira. Existe todo um trabalho, feito nos municípios, de proteção da fauna e flora. Não é prá menos que a Unesco declarou o Vale do Ribeira como Patrimônio Natural da Humanidade, em 1999. 

Temos no Ribeira os ecossistemas terrestres que são as dunas, restingas e florestas e os ecossistemas aquáticos: rios, estuários e mar. E o mangue, importantíssimo berçário tanto de água como de terra.


Rio Ribeira, entre serras
Foto: pesquisa no google:


As cidades que compõem o Vale do Ribeira são:

Estado de São Paulo: Apiaí, Juquiá, Cananéia, Cajati, Itariri, Registro, Jacupiranga, Tapiraí, Pedro de Toledo, Barra do Chapéu, Iguape, Eldorado, Itapirapuã Paulista, Miracatu, Ribeirão Grande, Ribeira, Barra do Turvo, Ilha Comprida, Iporanga , Itaóca, Juquitiba, Pariquera-Açú, São Lourenço da Serra e Sete Barras.


Cidades do Estado de São Paulo:

Na verdade, Peruíbe não faz parte do Vale do Ribeira. Faz divisa com cidades desse Vale. Porém, 7% da Estação Ecológica Juréia-Itatins está na cidade de Peruíbe. No mapa, está faltando a cidade de Ribeirão Grande.

Estado do Paraná: Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Dr. Ulysses, Itaperuçú, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná.

Cidades do Estado do Paraná:


A beleza e preservação são os aspectos mais importantes da economia das cidades, bem como a agricultura familiar, a plantação de bananas, o plantação de chá-da-índia  (chá preto), que responde por 90% das exportações do país (Registro e Pariquera-Açú), pupunha, açaí e a psicultura. É uma região de referência na economia paulista, com agricultura sustentável, que gera empregos diretos e indiretos. Apesar disso, ainda é uma região carente, que necessita de inúmeras melhorias, mas que tem consciência de sua importância na continuidade da preservação de suas riquezas.

A Rod. Pde. Manoel da Nóbrega, a SP-55, percorre o litoral Sul de SP e depois segue para o Vale do Ribeira, com curvas para a direita, afastando-se da faixa litorânea. Isso ocorre em Peruíbe  e Itariri. A partir dai, mergulhamos numa linda serra, tendo à esquerda, a Serra de Itatins. Esse trecho, que liga a faixa do litoral com a BR-116 é conhecido como Estrada da Banana. Eu nunca tinha notado essas placas, ainda na cidade de Peruíbe: 

                                                          Indo para a BR-116                       Vindo da BR-116
Fotos: Sofia Golfetto Silva:
 


Num trechinho da Estrada da Banana. Foto do google:


O turismo é bem amplo, sendo voltado praticamente para o ecoturismo e inclui passeios dos mais amenos a atividades bem radicais pois, para chegar em alguns pontos, tem que ter condicionamento físico e desprendimento de certas mordomias...rs 

 O Vale do Ribeira possui inúmeros parques e reservas naturais:

1. Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira (PETAR): criado em 1.958, tem área de 36 mil hectares e abriga uma das mais importantes províncias espeleológicas do Brasil, com mais de 400 cavernas cadastradas pela Sociedade Brasileira de Espeleologia. Destaque para a Caverna do Diabo, em Eldorado e , em Iporanga, a Casa de Pedra, que é o maior pórtico de entrada do Planeta, com 215 m. de altura. (http://www.petar.com.br/)

Caverna do Diabo. Foto: www.muitavigaem.com.br :


Casa de Pedra. Foto: www.ambiente.sp.gob.br :


2. Parque Estadual Intervales: criado em 1.995, tem área de 45 mil hectares. Ele "compõe a região central do Mosaico de Unidades de Conservação da Serra de Paranapiacaba, que conserva a maior área remanescente de Mata Atlântica do Brasil, com mais de 120.000 hectares de áreas protegidas, em ótimo estado de conservação. Fazem também parte do Mosaico, os Parque Estaduais Carlos Botelho, Turístico do Alto Ribeira (PETAR), Nascentes do Paranapanema, Caverna do Diabo, a Estação Ecológica Xitué, e as Áreas de Proteção Ambiental da Serra do Mar e dos Quilombos do Médio Ribeira. O nome Intervales corresponde ao termo  “entre os vales”.  A sede do Parque se encontra na divisa das bacias hidrográficas dos rios Ribeira de Iguape e do Paranapanema, no alto da Serra de Paranapiacaba." (http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-intervales/)

3. Parque Estadual do Jacupiranga: Em 2008, por meio da lei 12.810 de 21 de fevereiro, o Parque Estadual do Jacupiranga (PEJ) foi transformado no Mosaico de Unidades de Conservação do Jacupiranga. O antigo parque foi subdividido em três parques estaduais: Parque Estadual Caverna do Diabo; Parque Estadual do Rio Turvo; e Parque Estadual do Lagamar de Cananéia. Além dos parques, novas unidades de conservação foram criadas, formando o Mosaico de Unidades de Conservação, a saber: cinco Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS), quatro Áreas de Proteção Ambiental (APA), duas Reservas Extrativistas (Resex) e duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), totalizando assim 243.885,15 ha. (http://www.ambiente.sp.gov.br)

4. Parque Estadual da Ilha do Cardoso: O Parque Estadual da Ilha do Cardoso – PEIC, criado pelo Decreto Estadual n° 40.319 de 03/07/1962, abrange uma área de 13.500 ha e está localizado no extremo sul do Estado de São Paulo no Município de Cananéia.(http://www.ambiente.sp.gov.br/ilha-do-cardoso/). A visitação é somente com agendamento!

Ilha do Cardoso. Fotos: www.loucosporpraia.com.br :

 

De verdade, mesmo... Ao pesquisar os parques, reservas, projetos e o site da Meio Ambiente do ESP, cheguei à conclusão que é muita teoria e descrição de lugares e quem está subordinado a quem, ou como eles dizem num "mosaico", que minha cabeça ferveu!!! São dados técnicos importantes, mas confusos para quem não é da área. O que percebi é que tem muito trabalho envolvido; mesmo assim, muita coisa ainda precisa ser feita para a preservação ser realmente efetiva. Sei mesmo, é que é tudo muito lindo. Eu e meu marido já estivemos em Eldorado, há uns 5 anos atrás, visitando a Caverna do Diabo: tudo muito organizado, com guias e seguro. Vejam algumas fotos, todas de minha própria "autonomia"...kkk

Portal da Cidade de Eldorado, meio assustador...rsrs
Na sede administrativa da Caverna tem uma exposição bem legal, que ensina muita coisa!


No caminho para chegar na entrada da Caverna do Diabo:
 






Ficou empolgado para conhecer?! Lembre-se de incluir ai a EEJI. Acesse o post aqui:


Como sempre digo, tem muito assunto e coisas bonitas para se conhecer nessa região.

Obrigada por sua companhia, paz e luz.


Sofia Golfetto Silva
Personal organizer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário de forma positiva, educada e com o objetivo de melhorar o blog. Comentários sempre serão bem vindos e publicados, desde que agreguem algo de bom para mim e para os demais leitores do blog. Conto com sua colaboração e deixo meu agradecimento antecipado!