sábado, 24 de setembro de 2016

AVES E FLORES DO RIBEIRA

Amigos, visitantes, bem vindos ao blog, mais uma vez!

Entramos na Primavera, a estação das flores, do renascimento, da Vida. Está ficando para trás o período de introspecção e um novo ciclo se inicia. Que todos sejam acarinhados com a beleza dessa estação colorida, cheia de charme e energia.

Para "entrar bem", achei legal postar algumas fotos de aves e flores do Vale do Ribeira, assunto do último post. Sem muita conversa, mas com muitas fotos!

As fotos das aves foram obtidas no www.wikiaves.com.br. É impressionante a quantidade de fotos de aves, de todo o Brasil, que tem por lá. Ah.. lembrando que as aves ficam felizes da vida na primavera afinal, é hora de namorar!!!rsrs

Para flores, tive certa dificuldade, então... não tem muita coisa. 

Começando com duas aves que vejo todos os dias, aqui em Peruíbe e que habitam também Ilha Comprida, Cananéia, Iguape.

O Piru-piru, com seu majestoso bico laranja. Ele literalmente enfia esse bicão na areia molhada e encontra seu molusco preferido para comer. É menor que a gaivota e um pouco maior que o Quero-quuero. É uma ave linda!!!

Piru-piru:


Abaixo, o Quero-quero. Quem não conhece essa simpática, mas bem invocada ave?"! Ela habita os campos de futebol e vem prá cima mesmo!!!! Tem muito aqui pelas bandas da Baixada e Vale do Ribeira. Diariamente, quando vou caminhar, converso com elas, que ficam na orla da praia e não fogem, quando passamos perto.

Quero-quero:

Agora, vamos ver as aves que habitam mais a parte das matas e cidades. Sim, por aqui, vemos muitos passarinhos lindos, em meio às árvores da cidade e das belas casas com seus jardins enormes e bem cuidados. E, no Ribeira então...muita mata, muito passarinho!!!

            Andorinha doméstica:                                                   Tiê-sangue:

Tucano de bico preto, lindo!!!:

 
 Saíra sete cores:

Olhem só que coisa mais linda, esse passarinho!!!!

 Saí azul:


Esse é o Príncipe:

Sabiá-una, uma simpatia!!!:


E, para encerrar com a pequena amostra de aves do Ribeira...

O Tiê-preto:


Vamos às flores:

As famosas bromélias, também conhecidas como gravatá, caraguá, caraguatá, croata, carandá, entre outros, são plantas típicas das Américas, possuem cerca de 3.100 espécies e são endêmicas, pois cada uma aproveita algo especial do local onde está localizada. Existem bromélias em picos de 4.000m, em pedras (mini bromélias) no Sul de Minas, terrestres e aéreas (ficam em árvores, sem prejudicá-las). Lembrando que algumas cidades do Brasil levam seu nome com base nessa planta, como exemplo, Caraguatatuba (SP) e Gravataí (SC). Aqui em Peruíbe, temos um bairro chamado Caraguava.

No Vale do Ribeira existem uma infinidade de espécies de bromélias, uma mais linda que a outra! Vamos ver algumas, mas não consegui nomes nem vou mencionar a fonte, pois cliquei em tanta coisa, no Google, que me perdi...rs Perdoe-me quem fez as fotos, mas fica o crédito aqui de cada um que contribuiu para o blog ficar mais bonito!!!






Pela configuração da Mata Atlântica, nem pode ser diferente: temos muuuuuuita orquídea. Tanto é que a produção de orquídeas (e muitas outras flores) é um dos pilares de produção das cidades do Ribeira. Há 15 anos, todo mês de outubro, temos exposição dos produtores da região, na cidade de Registro. Apesar de não serem fotos das orquídeas nas matas, são espécies encontradas aqui.




Temos também o famoso Manacá, linda árvore que enche nossos olhos em serras e matas. Você sabia que as pétalas das flores do Manacá não são de 3 cores diferentes? É... a flor nasce branca, com a ação da luz solar ela vai ficando rosa e, por último, lilás/roxa. Muito lindo!!!
Manacá na serra:



E os Ipês, que podem ser brancos, amarelos, roxos, rosas. Árvores lindas, muito presentes no Ribeira!!!
Ipê amarelo:


Que as cores e vivacidade dessa linda estação acompanhem você, todo dia. Obrigada pela visita, um grande beijo e até!

Namastê.


Sofia Golfetto Silva
Personal organizer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário de forma positiva, educada e com o objetivo de melhorar o blog. Comentários sempre serão bem vindos e publicados, desde que agreguem algo de bom para mim e para os demais leitores do blog. Conto com sua colaboração e deixo meu agradecimento antecipado!