terça-feira, 6 de dezembro de 2016

FILANTROPIA NA CRP - PERUÍBE

Olá, amigos e visitantes. Espero que esteja tudo bem com vocês!

Hoje, estou fazendo um post super especial para apresentar a vocês um lindo trabalho de amor, solidariedade e dedicação, realizado pela Casa de Repouso Nossa Senhora Aparecida, localizada aqui em Peruíbe, no bairro Estância Antônio Novaes (para quem conhece a Rod. Pde. Manoel da Nóbrega, fica bem na direção do radar, à direita, pouquinho antes da entrada de Peruíbe).


Fachada da CRP. Foto da internet:

Conheci as instalações no dia 23/11, sendo recebida pela Érika, assistente social, e pelo Bazílio, presidente. Pessoas simples, que fazem o trabalho de coração e com responsabilidade, afinal, administrar capital oriundos de várias fontes, todas de alguma forma sendo doações e parceria com o poder público é uma grande responsabilidade mesmo!

Vista do local, foto clicada da escada que dá acesso à lavanderia:

O mais interessante e muito importante que ficou claro para mim é que ninguém se preocupou em "deixar tudo organizado" porque eu ia lá. Foi visita com data e horário agendados, mas a rotina de trabalho não foi alterada: as meninas estavam fazendo limpeza dos quartos, a cozinheira às voltas com as panelas, a lavanderia com roupas por lavar, enfim... tudo estava como é normal, no período da manhã, quando a rotina é mesmo mais pesada.

Parte da equipe: da esquerda para direita
ÉRIKA, Assistente Social; RAFAEL, Secretário; BAZÍLIO, Presidente; LAILA, Enfermeira; PATRÍCIA, Telemarketing.


A historia de lá é bem interessante e me foi inicialmente contada pela minha mãe. Ela conhecia o Sr. Salvador e sua esposa Águeda e acompanhou desde o começo, ajudando de alguma forma a continuidade dessa obra. Nas palavras escritas no site da entidade: "O casal abnegados, Salvador da Paz Andrade e Águeda Carneiro Andrade, sensibilizados com a causa do idoso carente, em 17-01-1991 plantaram a semente, iniciando informalmente o atendimento aos idosos carentes, acolhendo-os em seu próprio imóvel. No dia 15-12-1991, a entidade foi oficialmente fundada. É uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que tem por finalidade amparar idosos carentes, única nesse segmento na cidade. No início, além da parceria com a Prefeitura Municipal, a entidade recebeu apoio financeiro de vários segmentos, onde destacamos Clubes de serviços (Lions Club, Rotary Club e Maçonaria) e comunidade." 
Acesse o link http://wwwcrp1.org.br/historia.php e veja o desenrolar da história, até chegar no que existe hoje.

O atual Presidente da Entidade , Bazílio, me explicou que recebem verbas da parceria com o Governo Municipal, Estadual e Federal, sendo que esse repasse totaliza 40% das despesas da Entidade. Para complementar as despesas é arrecadado 14% das aposentadorias dos idosos, 12% do telemarketing, 10% da nota fiscal paulista, 16% do Gran Bazar e 8% de outros eventos.

O Gran Bazar fica na Av. Pde. Anchieta, 3387 e tem um pouco de tudo, de doações recebidas: roupas, móveis, bijoux, sapatos, bolsas, itens de decoração, enfim...que são vendidos por preço bem acessível. É, na verdade, um brechó super bem instalado e cuidado. Mas sobre o Grand Bazar farei um post a parte. Aguardem em breve, com fotos.


Fachada do Gran Bazar, Av. Pde. Anchieta, 3387, lj 5:


Quer contribuir?! Através do site (www.crp1.org.br), tem todas as orientações, mas você pode entrar em contato: (13) 3456-2815. Pode também dar um pulinho no Gran Bazar e fazer umas compras. Ainda pode depositar sua NF nas urnas de lojas participantes ou ir relaxar e se divertir no Bingo Beneficente, a ser realizado no próximo dia 07/01!!!!


Estará aqui em Peruíbe?! Que tal um Bingo?:

A CRP possuiu um convênio firmado com a Prefeitura e atende exclusivamente a beneficiários (idosos) encaminhados pela Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social de acordo com as exigências Legais, em três modalidades:

1. Abrigo, atende 22 idosos, 24 horas por dia; 
2. Atendimento Integral, atende 12 idosos de segunda a sexta, das 8 as 17h;
3. Serviço de Convivência, atende 40 idosos uma vez por semana. 

"Click" no corredor de acesso aos quartos:

A estrutura da CRP é bem interessante, sendo construída aos poucos, mas da melhor forma possível. Foi inaugurado recentemente o Salão Social para diversas atividades onde os encontros são realizados mensalmente, com eventos, comemorações, etc., para colorir um pouco a vida dos idosos.

Salão Social, bonito, simples e funcional!! 

As entidades de ajuda ao próximo se ajudam. Enquanto eu estava lá, o Bazílio recebeu uma ligação de outra entidade, pedindo um favor e, mais do que rápido, ele resolveu tudo. Isso porque essa entidade também os ajuda. E assim, na solidariedade, todos vão caminhando na direção de fazer o bem.


 A galera reunida na sala de TV, que fica próxima ao restaurante:


Existem alguns voluntários que se programam para passar uma tarde com os idosos, indo lá para conversar com os velhinhos ou alegrá-los de alguma forma. Se você sente que pode contribuir com seu carinho, entre em contato com a CRP. Você poderá ir lá contar "causos", tocar um instrumento, cantar, prosear, enfim...doar um pouco do seu tempo para alegrar outros corações!

Ah... e é importante mencionar o carinho da Ana, cozinheira e da Célia, responsável pela lavanderia, que foram extremamente simpáticas. O cardápio do dia era bem diversificado, para atender todos os gostos (lembremos que o paladar, na velhice, fica muito alterado e há diversos problemas com relação à alimentação) e a Célia tem as roupas deles todas separadas e escolhe o que vão vestir preocupada em combinar as peças, para deixar todos bem produzidos!!!

                                    Ana, a cozinheira alegre e sorridente:                                       O restaurante:


A Célia, mantém a galera "nos trinques", quase uma "personal stylist":


Para quem quiser conhecer melhor o trabalho deles, acessem o site, muito bem feito por sinal. E para aqueles que podem ir ver ao vivo e em cores, tenho certeza que serão recebidos de braços abertos. http://www.crp1.org.br


Deixo meu agradecimento ao Bazílio e à Érika e a todos os demais empregados/voluntários que me acolheram com tanto carinho. 

As fotos que não têm crédito, são clicks meus.

Até o próximo post, Namastê!




Sofia Golfetto Silva

Consultora em organização

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário de forma positiva, educada e com o objetivo de melhorar o blog. Comentários sempre serão bem vindos e publicados, desde que agreguem algo de bom para mim e para os demais leitores do blog. Conto com sua colaboração e deixo meu agradecimento antecipado!