quarta-feira, 28 de junho de 2017

LAMA EM PERUÍBE: SAIBA O QUE ACONTECEU

Olá, amigos, visitantes, amantes da natureza e apaixonados por Peruíbe! Sejam todos bem vindos!

No dia 02 de junho, publiquei um post falando da lama que invadiu o mar aqui em Peruíbe e que, aliás, continuou por uns 15 dias. Muito se especulou sobre o assunto... as pessoas têm imaginação fértil e alguns meios de comunicação publicaram explicações sem realmente saber o que de fato ocorreu. Então, eu fui procurar fontes confiáveis para poder trazer para vocês a verdade sobre esse mar de lama, que não está escrito entre aspas, pois refere-se mesmo à descrição. Não é uma figura de linguagem, por mais que ela nos remeta aos acontecimentos históricos do nosso querido Brasil...

Voltando ao assunto...rsrsrs A lama...ah...a lama. Nada mais é que um fenômeno natural, decorrente de vários fatores climáticos e hídricos, daqui do nosso Rio Preto e do mar.


Reparem no mar sem ondas, um silêncio estranho, para a beira-mar!:
Olha eu ai, enfiando o pé na lama!!! E afunda mesmo. Foi quase até meu joelho!!!


Então, é assim: o Rio Preto estava com pouca vazante, ou seja, com pouca água proveniente de sua nascente e dos locais por onde ele passa. Somado a isso, tivemos várias marés altas consecutivas. Dai, o mar adentrou ao rio com muita força e, no retorno, carregou consigo a lama do mangue. Os ventos e as correntes marítimas também favoreceram essa situação e... toda aquela lama veio parar na Praia do Centro e do Balneário Stella Maris, primeiro vizinho da Praia do Centro. 

Por causa das correntes marítimas, a lama foi levada para a esquerda do Rio Preto e a Praia do Costão, que fica à direita do Rio, ficou limpinha!!! Uma cena realmente inusitada. Esse fenômeno já aconteceu outras vezes por aqui mas não com tamanha intensidade: todos os fatores que tornam isso possível estavam no seu auge, dai o "estrago".


O Rio Preto: vista da ponte para o mar:


Três dias depois, a faixa de areia molhada (e enlameada) estava coberta de conhas, crustáceos, muitos ainda tentando sobreviver. Mas a lama impedia a locomoção e respiração das espécies. Cena triste de ver mas que faz parte da renovação da Natureza. Interessante que os peixes, pelo que pude perceber, tiveram como "fugir", já que eles se movimentam com rapidez e sentem a condição das águas. Já os crustáceos, não. E, importante lembrar, o mangue é uma área importantíssima, um berçário, para várias espécies de peixes, crustáceos e até mamíferos, dependendo da região.


Mar parado, chuva lá no fundo:


Enfim... tudo começou no dia 31/05 a ainda temos alguns resquícios de lama na Praia do Centro. Até uns dias atrás, ainda tinha partes do mar que estava com lama. As ondas branquinhas estavam "de folga"...rsrs Agora, parece que tudo já voltou ao normal. Mas...lá em baixo no mar, no mangue e na vida desses bichos todos, ainda deve estar meio complicado. Mas assim é a Natureza.


No meio da lama, muitos crustáceos que vieram do mangue:


Ressalto que a CETESB esteve aqui, colhendo amostras da água, sedimentos e organismos, para análise, através do Setor de Águas Litorâneas. Agradeço a atenção dos Departamentos de Agricultura e Meio Ambiente e Comunicação da Prefeitura pelas informações e esclarecimentos prestados.

Então, é isso, amigos. Um fato inusitado, diferente, assustador mas totalmente natural.

Paz e Prosperidade. Namastê!



Sofia Golfetto Silva
Consultora em Organização
e...apaixonada por Peruíbe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário de forma positiva, educada e com o objetivo de melhorar o blog. Comentários sempre serão bem vindos e publicados, desde que agreguem algo de bom para mim e para os demais leitores do blog. Conto com sua colaboração e deixo meu agradecimento antecipado!