segunda-feira, 19 de junho de 2017

CELSO E NARCISO VERNIZZI, VOCÊ CONHECE?!

Olá, amigos, visitantes e curiosos! Bem vindos a mais um post que, aliás, estou muito feliz por escrever. Feliz e emocionada, porque estou fazendo uma simples mas muito sincera homenagem ao Narciso Vernizzi e seu filho, Celso Vernizzi.

No último dia 09, estava passando em frente à Prefeitura e resolvi entrar e ver se conseguia dois dedos de prosa com o Celso Vernizzi, Diretor de Comunicação da nossa cidade. Há muito eu queria conhecê-lo e fiquei encantada com a forma com que ele me recebeu, já que era uma sexta-feira, fim de expediente, não tinha hora marcada e ele estava fazendo o fechamento da edição do Boletim Oficial do Município. Mesmo assim, me recebeu com um belo sorriso, sem pressa, com muita cordialidade.

O Celso Vernizzi é filho do famoso e saudoso jornalista esportivo e radialista Narciso Vernizzi, o "Homem do Tempo". Eu tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente e, ao longo de dois anos, o cumprimentava diariamente, já que eu morava na Av. Moaci, quase esquina com Av. Miruna, onde ficava a TV Record, emissora na qual ele trabalhou desde 1965. Assim, dos meus 10 a 12 anos tive o prazer de conversar com ele e de entrar em seu estúdio (algumas vezes) para fazer um trabalho sobre meteorologia, quando estudava no Colégio Osvaldo Aranha. Eu cursava a 5ª série e tínhamos que fazer um trabalho sobre a profissão que queríamos seguir. Eu queria ser meteorologista, a "Mulher do Tempo"! kkkkk Era apaixonada pelas coisas do céu. Também queria ser astrônoma. Naqueles tempos não existiam faculdades para isso. Desisti, já que tinha que fazer faculdade de física ou matemática para, depois, fazer diversas especializações. Narciso era jornalista mas sempre gostou das coisas do tempo e fez cursos sobre meteorologia e acertava todas!!! Além de acertar, era uma pessoa por demais educada, cordial, atendia todos sempre com um sorriso nos lábios, com doçura, empatia. Gostava do que fazia e me "paparicou" por quase toda uma manhã, dentro da TV Record, me mostrando todos os equipamentos da previsão do tempo, muitos deles feitos pelo próprio Narciso. Bons e saudosos tempos...



Narciso Vernizzi, o Homem do Tempo!


Ao pesquisar a vida do Narciso Vernizzi passei a ser ainda mais admiradora de seu trabalho, de sua integridade e de tudo que ele fez pelo esporte, rádio, TV e pelas previsões do tempo, no Brasil. Ele foi o precursor disso tudo que assistimos nas TV's, falando das previsões. E, mais curioso, ele praticamente acertava tudo, utilizando instrumentos que ele criou: montou um "observatório" lá no último andar da TV Record. Admirável. Lá pelos idos de 1968, foi fazer um curso sobre meteorologia nos EUA, patrocinado pela TV Record, pois o diretor de lá percebeu e entendeu que o "tempo" estava no sangue do Narciso.


                                                                                               Simpatia e amor pelo que fazia!:
Faleceu em 11 de julho de 2005, tendo feito sua última previsão no dia 02 de julho. Autodidata, admirável e que deixou muita saudades. Veja o link abaixo, com mais informações:

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1207200519.htm

Posto isso, outro comentário: seu filho, Celso, também jornalista e radialista, herdou a alcunha de "Homem do Tempo" e reside em Peruíbe há muitos anos. Está lá no face como "Celso Vernizzi, o Homem do Tempo". Aliás, herdou não somente a alcunha mas também toda simpatia e delicadeza do pai, no trato com as pessoas. Família iluminada, lembrando que o Narciso foi um autodidata nos estudos da previsão do tempo. E hoje, os munícipes de Peruíbe tem a honra de ter o Celso como Diretor de Comunicação da Prefeitura de Peruíbe. E, sem mais delongas, eu fiquei realmente emocionada. 








Celso Vernizzi:


Gratidão a essa oportunidade que a vida me deu, de poder reviver momentos tão especiais da minha infância.

Paz e Prosperidade. Namastê!



Sofia Golfetto Silva
Consultora em Organização
e...apaixonada por Peruíbe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário de forma positiva, educada e com o objetivo de melhorar o blog. Comentários sempre serão bem vindos e publicados, desde que agreguem algo de bom para mim e para os demais leitores do blog. Conto com sua colaboração e deixo meu agradecimento antecipado!