quarta-feira, 28 de junho de 2017

LAMA EM PERUÍBE: SAIBA O QUE ACONTECEU

Olá, amigos, visitantes, amantes da natureza e apaixonados por Peruíbe! Sejam todos bem vindos!

No dia 02 de junho, publiquei um post falando da lama que invadiu o mar aqui em Peruíbe e que, aliás, continuou por uns 15 dias. Muito se especulou sobre o assunto... as pessoas têm imaginação fértil e alguns meios de comunicação publicaram explicações sem realmente saber o que de fato ocorreu. Então, eu fui procurar fontes confiáveis para poder trazer para vocês a verdade sobre esse mar de lama, que não está escrito entre aspas, pois refere-se mesmo à descrição. Não é uma figura de linguagem, por mais que ela nos remeta aos acontecimentos históricos do nosso querido Brasil...

Voltando ao assunto...rsrsrs A lama...ah...a lama. Nada mais é que um fenômeno natural, decorrente de vários fatores climáticos e hídricos, daqui do nosso Rio Preto e do mar.


Reparem no mar sem ondas, um silêncio estranho, para a beira-mar!:
Olha eu ai, enfiando o pé na lama!!! E afunda mesmo. Foi quase até meu joelho!!!


Então, é assim: o Rio Preto estava com pouca vazante, ou seja, com pouca água proveniente de sua nascente e dos locais por onde ele passa. Somado a isso, tivemos várias marés altas consecutivas. Dai, o mar adentrou ao rio com muita força e, no retorno, carregou consigo a lama do mangue. Os ventos e as correntes marítimas também favoreceram essa situação e... toda aquela lama veio parar na Praia do Centro e do Balneário Stella Maris, primeiro vizinho da Praia do Centro. 

Por causa das correntes marítimas, a lama foi levada para a esquerda do Rio Preto e a Praia do Costão, que fica à direita do Rio, ficou limpinha!!! Uma cena realmente inusitada. Esse fenômeno já aconteceu outras vezes por aqui mas não com tamanha intensidade: todos os fatores que tornam isso possível estavam no seu auge, dai o "estrago".


O Rio Preto: vista da ponte para o mar:


Três dias depois, a faixa de areia molhada (e enlameada) estava coberta de conhas, crustáceos, muitos ainda tentando sobreviver. Mas a lama impedia a locomoção e respiração das espécies. Cena triste de ver mas que faz parte da renovação da Natureza. Interessante que os peixes, pelo que pude perceber, tiveram como "fugir", já que eles se movimentam com rapidez e sentem a condição das águas. Já os crustáceos, não. E, importante lembrar, o mangue é uma área importantíssima, um berçário, para várias espécies de peixes, crustáceos e até mamíferos, dependendo da região.


Mar parado, chuva lá no fundo:


Enfim... tudo começou no dia 31/05 a ainda temos alguns resquícios de lama na Praia do Centro. Até uns dias atrás, ainda tinha partes do mar que estava com lama. As ondas branquinhas estavam "de folga"...rsrs Agora, parece que tudo já voltou ao normal. Mas...lá em baixo no mar, no mangue e na vida desses bichos todos, ainda deve estar meio complicado. Mas assim é a Natureza.


No meio da lama, muitos crustáceos que vieram do mangue:


Ressalto que a CETESB esteve aqui, colhendo amostras da água, sedimentos e organismos, para análise, através do Setor de Águas Litorâneas. Agradeço a atenção dos Departamentos de Agricultura e Meio Ambiente e Comunicação da Prefeitura pelas informações e esclarecimentos prestados.

Então, é isso, amigos. Um fato inusitado, diferente, assustador mas totalmente natural.

Paz e Prosperidade. Namastê!



Sofia Golfetto Silva
Consultora em Organização
e...apaixonada por Peruíbe!!!

segunda-feira, 19 de junho de 2017

CELSO E NARCISO VERNIZZI, VOCÊ CONHECE?!

Olá, amigos, visitantes e curiosos! Bem vindos a mais um post que, aliás, estou muito feliz por escrever. Feliz e emocionada, porque estou fazendo uma simples mas muito sincera homenagem ao Narciso Vernizzi e seu filho, Celso Vernizzi.

No último dia 09, estava passando em frente à Prefeitura e resolvi entrar e ver se conseguia dois dedos de prosa com o Celso Vernizzi, Diretor de Comunicação da nossa cidade. Há muito eu queria conhecê-lo e fiquei encantada com a forma com que ele me recebeu, já que era uma sexta-feira, fim de expediente, não tinha hora marcada e ele estava fazendo o fechamento da edição do Boletim Oficial do Município. Mesmo assim, me recebeu com um belo sorriso, sem pressa, com muita cordialidade.

O Celso Vernizzi é filho do famoso e saudoso jornalista esportivo e radialista Narciso Vernizzi, o "Homem do Tempo". Eu tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente e, ao longo de dois anos, o cumprimentava diariamente, já que eu morava na Av. Moaci, quase esquina com Av. Miruna, onde ficava a TV Record, emissora na qual ele trabalhou desde 1965. Assim, dos meus 10 a 12 anos tive o prazer de conversar com ele e de entrar em seu estúdio (algumas vezes) para fazer um trabalho sobre meteorologia, quando estudava no Colégio Osvaldo Aranha. Eu cursava a 5ª série e tínhamos que fazer um trabalho sobre a profissão que queríamos seguir. Eu queria ser meteorologista, a "Mulher do Tempo"! kkkkk Era apaixonada pelas coisas do céu. Também queria ser astrônoma. Naqueles tempos não existiam faculdades para isso. Desisti, já que tinha que fazer faculdade de física ou matemática para, depois, fazer diversas especializações. Narciso era jornalista mas sempre gostou das coisas do tempo e fez cursos sobre meteorologia e acertava todas!!! Além de acertar, era uma pessoa por demais educada, cordial, atendia todos sempre com um sorriso nos lábios, com doçura, empatia. Gostava do que fazia e me "paparicou" por quase toda uma manhã, dentro da TV Record, me mostrando todos os equipamentos da previsão do tempo, muitos deles feitos pelo próprio Narciso. Bons e saudosos tempos...



Narciso Vernizzi, o Homem do Tempo!


Ao pesquisar a vida do Narciso Vernizzi passei a ser ainda mais admiradora de seu trabalho, de sua integridade e de tudo que ele fez pelo esporte, rádio, TV e pelas previsões do tempo, no Brasil. Ele foi o precursor disso tudo que assistimos nas TV's, falando das previsões. E, mais curioso, ele praticamente acertava tudo, utilizando instrumentos que ele criou: montou um "observatório" lá no último andar da TV Record. Admirável. Lá pelos idos de 1968, foi fazer um curso sobre meteorologia nos EUA, patrocinado pela TV Record, pois o diretor de lá percebeu e entendeu que o "tempo" estava no sangue do Narciso.


                                                                                               Simpatia e amor pelo que fazia!:
Faleceu em 11 de julho de 2005, tendo feito sua última previsão no dia 02 de julho. Autodidata, admirável e que deixou muita saudades. Veja o link abaixo, com mais informações:

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1207200519.htm

Posto isso, outro comentário: seu filho, Celso, também jornalista e radialista, herdou a alcunha de "Homem do Tempo" e reside em Peruíbe há muitos anos. Está lá no face como "Celso Vernizzi, o Homem do Tempo". Aliás, herdou não somente a alcunha mas também toda simpatia e delicadeza do pai, no trato com as pessoas. Família iluminada, lembrando que o Narciso foi um autodidata nos estudos da previsão do tempo. E hoje, os munícipes de Peruíbe tem a honra de ter o Celso como Diretor de Comunicação da Prefeitura de Peruíbe. E, sem mais delongas, eu fiquei realmente emocionada. 








Celso Vernizzi:


Gratidão a essa oportunidade que a vida me deu, de poder reviver momentos tão especiais da minha infância.

Paz e Prosperidade. Namastê!



Sofia Golfetto Silva
Consultora em Organização
e...apaixonada por Peruíbe!!!

segunda-feira, 5 de junho de 2017

EXPOSIÇÃO MARIA DE TODOS OS POVOS

Amigos, amantes da Natureza e apreciadores de arte, sejam bem vindos!!!

No dia 13/05, tivemos na Praça Principal de Peruíbe, a inauguração da Exposição Maria de Todos os Povos, promovida pela Paróquia São João Batista. É uma das celebrações do ano Mariano, em homenagem aos 300 anos da aparição e retirada da imagem da Nossa Senhora, das águas do Rio Paraíba, no Vale do Paraíba/SP, bem como dos 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal.


Obra do Artista Plástico Felipe Vinite, um painel de 4 m x 5,4 m, simbolizando a união dos Países da América do Sul e Central, na devoção por Nossa Senhora: divisão territorial, mas unidos pela mesma fé.

São 25 telas, delicadamente pintadas pelo Artista Luís Carlos Farias, morador de Peruíbe, onde são retratadas as imagens de várias aparições de Maria, pela América Central e do Sul. Assim como eu, muitas pessoas que estão visitando a exposição não são católicos ou devotos de Nossa Senhora, mas estão adorando ver as belas imagens retratadas pelo Luís, bem como o fato de ter, ao lado de cada tela, um texto que conta a história de cada aparição. Tem também, como podem ver abaixo, a Bandeira de cada País.

Abrindo a exposição temos a nossa "Nossa Senhora Aparecida":




Foi Fátima Cristina Pires, a idealizadora do projeto que, além de professora de história, é também pesquisadora e escritora de lendas de Peruíbe. As telas começaram a ser pintadas em setembro de 2016 e o Luís disse que foi desafiador, mas que pediu e sentiu a presença de Nossa Senhora guiando suas mãos.




A exposição teve apoio da Secretaria da Cultura, Turismo e Esportes de Peruíbe e também de alguns vereadores; fez tanto sucesso que já está sendo levada para outras cidades da Baixada Santista e do Interior de São Paulo. Foi inaugurada no final de semana do Dia das Mães, em homenagem à elas e a relevância do significado de Maria, na cultura Cristã.

Destaque para Nossa Senhora do Perpétuo socorro, Haiti:



No destaque, Nossa Senhora de Guadalupe, México:



Nossa Senhora da Assunção, Panamá:



Nossa Senhora de La Puríssima, Nicarágua:






Juntamente com as telas, também está exposta obras em origami, da Artista Plástica Léa Camargo, que retratam a vida da Mãe de Cristo. Abaixo, fotos de alguns dos origamis feitos por ela:


                                




























No site do Soul Peruíbe, tem um vídeo com as "Marias" do Luís Carlos. O link está abaixo porque, se eu for colocar todas as fotos aqui, vai ficar um post enorrrme!!!! rsrs Agradeço muito à Karina e ao Zé, do Soul, pelas imagens. E aproveite para dar uma navegada no site deles, que é lindo.

http://www.soulperuibe.com.br/exposicao-maria-de-todos-os-povos/

A exposição acabou em Peruíbe no dia 04/06, mas quem quiser ver, é só ficar ligado na TV Tribuna ou procurar na net, que vai aparecer em breve os novos locais de exposição.

Abraço para todos, paz e prosperidade. Namastê!



Sofia Golfetto Silva
Consultora em Organização

e...apaixonada por Peruíbe!!!

sexta-feira, 2 de junho de 2017

3 KM DE MAR ESTRANHO, O QUE SERÁ?!

Olá, amigos, visitantes e curiosos!

Bem vindos a mais um post, que será curtinho, só para dizer que um fenômeno muito diferente está acontecendo com o mar, aqui na orla de Peruíbe, numa faixa de uns 3 km, desde o Rio Preto: não há ondas, tem capa de lama sobre a areia, tudo está silencioso, como se fosse uma represa, um mangue, não sei...

Uma vista interessante, diferente, todo mundo está comentando! E, enquanto eu estava escrevendo esse texto, passou no Jornal da Tribuna, uma reportagem sobre o assunto. Essa lama toda é resultado do retorno da maré, quando o mar avança Rio Preto adentro e volta, arrastando a lama do mangue. Porém, dizem, que nunca foi tão intenso assim.

Praia do Centro, próximo à Av. Leonardo Nunes: mar lá no fundo, lama espessa, de afundar muito, até os joelhos!!!!

Mesmo no ano passado, quando tivemos uma ressaca bem forte (veja post "Ressaca, um fenômeno lindo!", de 29 de outubro de 2016), não ficou desse jeito. Enfim, a natureza é sempre imprevisível e linda.




A foto abaixo foi tirada da TV, mostrando como estava ontem, dia 01/06. Bem mais complicado do que hoje, 02/06:







Eu ia colocar um filme aqui, que postei no instagran mas, por 16 bytes, o Blogger não aceitou... snif, snif... Mas quem quiser ver, vai lá no meu insta, que coloquei 2 vídeos. É só procurar por Sofia Golfetto Organiza ou Sofia Organiza.

Como disse, post curto, prá registrar o evento.

Abraço a todos, paz e prosperidade. Namastê!



Sofia Golfetto Silva
Personal Organizer
e...apaixonada por Peruíbe!!!