segunda-feira, 22 de maio de 2017

"LEGADO DAS ÁGUAS", você conhece?

Sejam bem vindos amigos, leitores e curiosos!!!

É com grande prazer que hoje vou apresentar para vocês o "Legado das Águas". Digo apresentar pois acredito que pouquíssimas pessoas sabem o que é e onde se localiza. Quem assiste ao Programa "Rota do Sol", da TV Tribuna, apresentado pela Rosana Vale, sabe do que estou falando. Já mencionei esse programa em outros posts e fico muito grata por ele existir, já que a Rosana Valle e sua equipe, há mais de 15 anos, vasculham tudo que tem de mais lindo na Região da Baixada Santista e do Vale do Ribeira. 

De família abastada do interior de Pernambuco, José Ermírio de Moraes, empresário, engenheiro e político, fundou a empresa Votorantim na primeira metade do Séc. XX. Conhecido por não gostar de luxo, nem de férias e por trabalhar de sol a sol, deixou seu legado na vida pública, empresarial e pessoal, vendo em seu filho, Antônio Ermírio de Moraes, a continuidade de seu trabalho.

José e Antônio eram homens visionários e, nesse sentido, muito deixaram em benefício de nosso País e de nossa gente: a participação ativa no Hospital Beneficência Portuguesa, no Hospital A.C. Camargo, na A.A.C.D, sem contar a paixão inesgotável de Antônio pelo Esporte Clube Corinthians, além, é claro, dos 98 anos de Votorantim, empresa 100% brasileira, mais de 47 mil empregados no mundo todo, em 700 unidades operacionais e administrativas, nos 5 continentes: usinas, escritórios, fábricas, fazendas, centros de distribuição e...imaginem vocês, a maior reserva privada de Mata Atlântica, que fica aqui, bem pertinho, no Vale do Ribeira. Só para encerrar a mais que resumidíssima história dessa família, desde de 1º de janeiro de 2016, temos a Votorantim S.A, uma holding administradora de todas as empresas do grupo. Gosta de ler?! Pesquise a vida deles. Muito temos a aprender com esses "Moraes".

Mas, vamos ao Legado?! Então, ainda na época do José, grandes extensões de terras foram sendo compradas, ao longo do Rio Juquiá, com o objetivo de proteger suas águas, pois a empresa tinha como objetivo produzir sua própria energia para a produção de seu maior produto: o alumínio. Assim, a partir da década de 50 do século passado, várias usinas hidrelétricas foram construídas ao longo da Bacia do rio Juquiá: sete, no total, sendo que quatro estão dentro da área do Legado.

Em 2012, todo esse território, super protegido e em estágio super avançado de conservação foi institucionalizado como "Legado das Águas - Reserva Votorantim", que tem como missão "proteger os recursos naturais para esta e para as próximas gerações, garantindo a preservação dos habitats e a conservação de espécies da fauna e flora e outros organismos".

O Legado fomenta pesquisas científicas próprias, recebe pesquisadores de instituições parceiras, sedia cursos, contribui para a regeneração e recomposição de áreas degradadas da Mata Atlântica, dentro e fora do Vale do Ribeira, atua em projetos sócio-econômicos nos municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí. Esses três Municípios participam do Programa de Apoio à Gestão Pública (AGP), projeto do Legado, com o apoio do Instituto Votorantim e do BNDES.


O Legado tem área aproximada à cidade de Curitiba (PR), está situado no Vale do Ribeira, que é Patrimônio Natural da Humanidade, encravado na Serra do Mar, ao Sul do Estado de São Paulo.



Para visitá-lo é necessário entrar em contato e agendar: contato@legadodasaguas.com.br.
Visite o site www.legadodasaguas.com.br . Lá, você vai encontrar muitas informações interessantes. Em breve, farei um post sobre um estudo de catalogação de aves, feito entre setembro e dezembro de 2016, em parceria com a Sustentar Meio Ambiente.


Saíra sete cores
Araçari-banana, comendo fruto da Palmeira Juçara.














Gostaram?! Espero que sim. Uma reserva linda, iniciada por dois visionários, iniciativa de uma empresa totalmente brasileira, forjada em trabalho e objetivos comuns para o bem do Brasil. E espero que seja sempre assim.

Abraço, paz e prosperidade.

Namastê.


Sofia Golfetto Silva
Personal Organizer 
e...apaixonada por Peruíbe 
insta: @sofiaorganiza







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário de forma positiva, educada e com o objetivo de melhorar o blog. Comentários sempre serão bem vindos e publicados, desde que agreguem algo de bom para mim e para os demais leitores do blog. Conto com sua colaboração e deixo meu agradecimento antecipado!