sábado, 29 de abril de 2017

VOCÊ SABE O QUE É UM "PERSONAL ORGANIZER"?

Olá, prazer em estar com vocês mais uma vez. Bem vindos!!!

Conforme disse no post anterior, hoje vou explicar um pouco o que é o trabalho de Personal Organizer (PO) ou Organizador Profissional ou Consultor em Organização, como preferir.

Essa profissão teve início nos EUA, há muitos anos. Aqui no Brasil, temos profissionais que desenvolvem esse serviço há 20 anos! Hoje, muitos deles são nossos professores e inspiradores, nos cursos que existem para a formação técnica dessa atividade.

De uns 3 anos para cá, essa profissão, ainda não regulamentada pelo Ministério do Trabalho, está ficando cada vez mais em alta por três motivos principais, segundo minha visão. São eles, independentemente da ordem:

1. As pessoas estão cada vez com menos tempo para pensarem em organizar seus espaços e vida;

2. Muitas pessoas não tem esse dom de conseguir se organizar;

3. O marketing, através da mídia escrita, falada e televisionada, bem como as grandes lojas de departamento, que estão cada vez mais investindo em itens de organização. Explico: programas voltados para as mulheres, que estão levando os PO's para entrevistas; o canal GNT, que tem o programa "Santa Ajuda", com a Micaéla Góes (uma graça de pessoa!), o "É de casa", na Globo, com a Priscilla Saboya (outra pessoa linda!); lojas como a Leroy Merlin, cujo departamento de organização está cada vez maior, entre outros exemplos. 



Há 3 semanas, a Micaela Góes lançou seu livro "Santa Ajuda".
Olha ela ai na capa.
Esse é o meu exemplar!

Porém, importantíssimo destacar aqui o empreendedor José Luiz Cunha, proprietário da OZ Organize sua vida. Com uma loja on-line de produtos organizadores, o José Luiz viu nesse mercado, o grande potencial da atividade no perfil de vida dos brasileiros e há cerca de 10 anos decidiu dedicar sua vida pessoal e profissional com foco na organização e hoje a OZ é considerada a maior empresa de organização do Brasil, não somente de vendas e disponibilidade de produtos, como também na formação de profissionais da área de organização.

Falo isso com muita propriedade pois sou formada pela OZ em 3 cursos, por enquanto:

1. Organização de residências;
2. Treinamento de empregados domésticos;
3. Organização de mudanças.

Fiz também dois cursos com a Ingrid Lisboa, PO que está sempre presente nas mídias:

1. Organização de Home-officce;
2. Organização de residências.

Mas, voltando à OZ, hoje o José Luiz é o grande representante dos PO's brasileiros no mundo todo. Aliás, nessa semana está acontecendo a Conferência Internacional de Personal Organizers da NAPO, em Pittsburgh. Ele está lá, representando o Brasil, bem como uma série de PO's brasileiros respeitadíssimos nos EUA. Inclusive, temos PO's que moram e trabalham lá há anos! Ah...existem PO's homens e mulheres mas, por enquanto, as mulheres dominam a atividade.

A NAPO (National Association of Personal Organizers) é a maior associação de profissionais da área, nos EUA e é referência mundial. Ano passado, na Conferência Anual, o José Luiz recebeu um prêmio, tendo seu trabalho reconhecido mundialmente.

Hoje, a OZ é a maior e mais influente escola de formação de profissionais em organização no Brasil e o José Luiz idealizou, em 2013, a 1ª Conferência Personal Organizer Brasil que, a cada ano, vem se tornando um sucesso. Estamos indo para o 4º ano, agora em agosto. E eu vou em todas. Esse ano será no Novotel São Paulo Center Norte e, com certeza, será mais um sucesso!


Conferência Personal Organizer Brasil POB 2017
Inscrição feita, hotel reservado. Muita informação, formação e contato
com profissionais respeitados do Brasil e dos EUA. Feira de produtos organizadores,
aberta ao público inclusive!

Temos também aqui no Brasil a ANPOP Brasil: Associação Nacional de Personal Organizers e Produtividade, que iniciou suas atividades há cerca de 2 anos. 

Isso é um resumo bem resumido dessa profissão. Porém, uma coisa importantíssima a ressaltar é que os PO's não são formados apenas para lidar com organização colocando coisas em caixas e padronizando cabides. Com habilidades pessoais e conhecimento técnico o PO atua em áreas de produtividade, organização de arquivos e espaços de trabalho em empresas, organização digital e, acima de tudo, tem como compromisso principal tornar a vida das pessoas mais leve, produtiva e feliz. A mudança que ocorre na vida das pessoas, após o trabalho desenvolvido, é o que de mais realizador a profissão nos dá.


GAVETA ANTES
GAVETA DEPOIS













E o que é mais legal: nós nos ajudamos. Quem é PO de verdade está sempre disposto e fica imensamente feliz em poder colaborar com outro PO. Isso é parceria e respeito pelo trabalho!

Bem, é isso. No próximo post, vou falar da minha atividade como PO aqui em Peruíbe, que também está agora na TV.

Obrigada por sua presença aqui.

Paz e Prosperidade. Namastê.


Sofia Golfetto Silva
Personal Organizer e ...
apaixonada por Peruíbe!!!

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