quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

CAMINHADA "SOUL PERUÍBE"

Bem vindos, amigos e visitantes!

Esse final de semana foi bem agitado aqui em Peruíbe pois comemoramos o aniversário da cidade: 18/02: 58 anos da "cidade da eterna juventude" ou, se preferir, da "capital nacional dos OVNI's". 

Mas também foi comemorado o primeiro ano do projeto Soul Peruíbe, que teve início de suas atividades com um perfil no Instagran, em fevereiro de 2016. Então, esse post, dedico a essa comemoração e, em outro, falarei do níver da cidade, nas atividades da Prefeitura, ok?!

Vamos ao Soul... Eu os conheci através do instagran @soulperuibe, onde eles publicam fotos maravilhosas daqui. Foi um dos primeiros que comecei a seguir e, um belo dia, eles me pediram autorização para publicar uma foto que eu coloquei no insta e, dai prá frente, foi paixão total!!! rs

Em agosto de 2016 eles lançaram o blog www.soulperuibe.com.br : simplesmente um site lindo, onde, toda sexta é publicada a agenda de eventos da cidade e podemos ficar por dentro de tudo que está acontecendo. Eu super indico, vale mesmo conhecer.

Para comemorar esse ano de atividade, que coincide com o "niver da city", eles fizeram dois eventos: um luau, na sexta a noite, num quiosque apaixonado por rock (o Alôha) e, no sábado, uma caminhada da entrada do Portal da Juréia até a Praínha, um dos muitos lugares lindos da cidade. E nesse, eu fui!!! 

Estávamos em 24 pessoas, incluindo o José de Matos e a Karina Martins, idealizadores do Soul Peruíbe: pai e filha num trabalho de amor pela cidade. Ela é publicitária e ele, professor de Artes, aposentado e super ativo nas idas e vindas por esses lindos lugares que nos cercam.

Aqui, a Karina, cuidando da organização da caminhada: simpatia e sorrisão!!!:
Ponto de partida: o Portal da Juréia, a famosa "Folha", no início da Serra do Guaraú.

Praia do Costão, a última praia antes de chegar na Serra do Itatins!:
Da "folha", fomos em direção às praia do Costão (coisa de uns 50 mts), bairro onde situa-se o começo da Serra do Guaraú. Paradinha prá refrescar, antes de começar a caminhada mata adentro, até chegarmos na estrada da Serra, pouco antes do acesso à Praínha.

















N



Nosso famoso guia, o Dico:
Caminhada? Pontos turísticos?! Isso significa estar acompanhados por um guia e o Soul Peruíbe convidou ninguém menos do que o Dico, um guia muito famoso por aqui, morador do Guaraú há 37 anos, que já acompanhou a Rosana Vale, da TV Tribuna, no ano passado, quando ela fez o passeio da Ilha do Guaraú. Gente boa demais, ele conhece tudo da região, além de ter, claro, suas próprias histórias e "causos" para contar. Aqui, estamos num ponto da mata onde teremos uma subidinha básica...rsrs




Então...rsrs gentens...pensei que não ia dar conta de subir aquela trilha!!! Se um cai..ai, ai... leva os outros, que nem boliche! Mas foi tranquilo, só era bom não olhar muito para trás!!!








A trilha era tranquila, especialmente para quem já tem um certo preparo físico. Eu mesma, apesar da distância e do sobe desce, ida e volta, não tive dores em nenhum lugar, só fiquei mesmo cansada.
Eu caminho na praia plana 5 vezes por semana, durante 1 hora por dia e...foi suficiente!!! Fiquei feliz, foi uma conquista.




Olha eu ai!  Pedra da Serpente, na Estrada do Guaraú:
Aqui, já na Estrada do Guaraú, com vista incrível do marzão e, à esquerda, da orla de Peruíbe até Itanhaém. De frente para mim está a Pedra da Serpente que, segundo ufólogos, é um Portal de energia. O Dico mesmo tem uma história pessoal prá contar. Eu gravei o que ele contou mas, sei lá porque, não consigo carregar vídeos aqui no blog!


Na entrada da estrada do Praínha. Vejam ai o José Matos num bate papo com o Dico e a galera dando aquela descansada básica...rs!:






Ao lado, um trecho do acesso da Praínha: prá descer, todo Santo ajuda!!! kkkk


Aqui, a primeira visão da chegada na Praínha. Olha lá ao fundo o famoso "Prédio Redondo", no Centro de Peruíbe. Só para ilustrar: tá vendo aquela ilhazinha de pedra logo ali?! Estava lo-ta-da de gaivotas, uma beleza!







 Ao chegar na Praínha, fizemos uma pequena caminhada por um trilha bem curta, para ter acesso às pedras, onde o pessoal costuma pescar, tomar sol e ver, com curiosidade, o famoso "Castelinho", uma propriedade que pertenceu a um nazista. Foi ele mesmo quem construiu e morou lá até uns 10 anos atrás. Sofreu um acidente de carro, na praia do Costão, quando voltava para seu castelo e se matou. Uma história doida, com muitas lendas e "causos" que o próprio Dico vivenciou. Hoje, o "Castelinho" encontra-se fechado, pelo que entendi, pela Polícia Federal e um processo de investigação corre por lá. Pessoas contam que, a noite, é possível ver um homem com uma arma nas janelas, que um fantasma vive lá, enfim... Histórias prá todos os gostos!!!


Vista parcial da bela paisagem que essa praia proporciona. Ao fundo, a Ilha do Guaraú, em destaque logo abaixo:

Ilha do Guaraú, um passeio à parte!
Já abrigou um Farol, fica a uns 2 km da orla e o
Dico pode levar você lá: sabe tudo!

Vista da Praínha, lá das pedras:
É...sabemos que essas casas não poderiam estar lá, mas isso é Brasil. Hoje, construções estão proibidas. Além de ser uma área de reserva, é também uma área que pertence à Marinha Brasileira.


E, nas pedras, fizemos nossos lanchinho, descansamos, apreciamos a paisagem e retomamos o fôlego para a volta!

E aqui, o "Castelinho", com suas lendas e a realidade não tão bonita assim... 

Na volta....:
Eu, o Dico e meu cajado!!! kkk Esqueci de levar um cabo de vassoura, para ajudar na caminhada. Fiquei procurando pelo caminho e encontrei esse cajado maravilhoso, que muito me ajudou. Essa eu aprendi com um grande amigo e profissional nota 1000, quando desci a Serra Velha do Mar com o grupo que ele formou, lá pelos idos de 2005: Levi S. Dias. Quer conhecer mais sobre o trabalho dele? É só procurar no face pelo seu nome ou "UnoEquilibrium".



Na volta, a galera optou por seguir a Estrada do Guaraú, ao invés da trilha: ficamos com medo da descida!!!kkkk Mas, com certeza, o caminho da trilha é mais curto e tem somente uma descida brava, mas curta. A estrada, é mais longa e a descida parece não ter fim!!! Seja como for, a vista é impagável.

Peruíbe, ao fundo: essa Serrinha é linda. Aliás...é tudo lindo!!!:

Foi um belo passeio, comemoração inesquecível, muitas fotos e filmes que, como já falei, não consigo publicar porque não consigo carregá-los no blog (um dia ainda descubro o motivo! kkk).

Agradeço muito ao Soul Peruíbe: José e Karina. Ah... ia me esquecendo: Soul, em inglês, significa alma. E "sou", de sou mesmo, sou Peruíbe. E um belo nome se formou, por quem ama esse pedacinho de Paraíso.

Espero que tenham gostado. Farei um post sobre o Dico, colocando fone para contato, inclusive. Caso alguém tenha interesse, antes do post, deixe no comentário que eu envio, ok?! Contato com o Soul Peruíbe, é só acessar o site ou o insta!

Instagram.com/soulperuibe  

Facebook.com/soulperuibe 

www.soulperuibe.com.br

Beijus para todos, paz e prosperidade. Namastê


Sofia Golfetto Silva
Personal Organizer
Consultora em organização
e...apaixonada por Peruíbe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário de forma positiva, educada e com o objetivo de melhorar o blog. Comentários sempre serão bem vindos e publicados, desde que agreguem algo de bom para mim e para os demais leitores do blog. Conto com sua colaboração e deixo meu agradecimento antecipado!