quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

CAMINHADA "SOUL PERUÍBE"

Bem vindos, amigos e visitantes!

Esse final de semana foi bem agitado aqui em Peruíbe pois comemoramos o aniversário da cidade: 18/02: 58 anos da "cidade da eterna juventude" ou, se preferir, da "capital nacional dos OVNI's". 

Mas também foi comemorado o primeiro ano do projeto Soul Peruíbe, que teve início de suas atividades com um perfil no Instagran, em fevereiro de 2016. Então, esse post, dedico a essa comemoração e, em outro, falarei do níver da cidade, nas atividades da Prefeitura, ok?!

Vamos ao Soul... Eu os conheci através do instagran @soulperuibe, onde eles publicam fotos maravilhosas daqui. Foi um dos primeiros que comecei a seguir e, um belo dia, eles me pediram autorização para publicar uma foto que eu coloquei no insta e, dai prá frente, foi paixão total!!! rs

Em agosto de 2016 eles lançaram o blog www.soulperuibe.com.br : simplesmente um site lindo, onde, toda sexta é publicada a agenda de eventos da cidade e podemos ficar por dentro de tudo que está acontecendo. Eu super indico, vale mesmo conhecer.

Para comemorar esse ano de atividade, que coincide com o "niver da city", eles fizeram dois eventos: um luau, na sexta a noite, num quiosque apaixonado por rock (o Alôha) e, no sábado, uma caminhada da entrada do Portal da Juréia até a Praínha, um dos muitos lugares lindos da cidade. E nesse, eu fui!!! 

Estávamos em 24 pessoas, incluindo o José de Matos e a Karina Martins, idealizadores do Soul Peruíbe: pai e filha num trabalho de amor pela cidade. Ela é publicitária e ele, professor de Artes, aposentado e super ativo nas idas e vindas por esses lindos lugares que nos cercam.

Aqui, a Karina, cuidando da organização da caminhada: simpatia e sorrisão!!!:
Ponto de partida: o Portal da Juréia, a famosa "Folha", no início da Serra do Guaraú.

Praia do Costão, a última praia antes de chegar na Serra do Itatins!:
Da "folha", fomos em direção às praia do Costão (coisa de uns 50 mts), bairro onde situa-se o começo da Serra do Guaraú. Paradinha prá refrescar, antes de começar a caminhada mata adentro, até chegarmos na estrada da Serra, pouco antes do acesso à Praínha.

















N



Nosso famoso guia, o Dico:
Caminhada? Pontos turísticos?! Isso significa estar acompanhados por um guia e o Soul Peruíbe convidou ninguém menos do que o Dico, um guia muito famoso por aqui, morador do Guaraú há 37 anos, que já acompanhou a Rosana Vale, da TV Tribuna, no ano passado, quando ela fez o passeio da Ilha do Guaraú. Gente boa demais, ele conhece tudo da região, além de ter, claro, suas próprias histórias e "causos" para contar. Aqui, estamos num ponto da mata onde teremos uma subidinha básica...rsrs




Então...rsrs gentens...pensei que não ia dar conta de subir aquela trilha!!! Se um cai..ai, ai... leva os outros, que nem boliche! Mas foi tranquilo, só era bom não olhar muito para trás!!!








A trilha era tranquila, especialmente para quem já tem um certo preparo físico. Eu mesma, apesar da distância e do sobe desce, ida e volta, não tive dores em nenhum lugar, só fiquei mesmo cansada.
Eu caminho na praia plana 5 vezes por semana, durante 1 hora por dia e...foi suficiente!!! Fiquei feliz, foi uma conquista.




Olha eu ai!  Pedra da Serpente, na Estrada do Guaraú:
Aqui, já na Estrada do Guaraú, com vista incrível do marzão e, à esquerda, da orla de Peruíbe até Itanhaém. De frente para mim está a Pedra da Serpente que, segundo ufólogos, é um Portal de energia. O Dico mesmo tem uma história pessoal prá contar. Eu gravei o que ele contou mas, sei lá porque, não consigo carregar vídeos aqui no blog!


Na entrada da estrada do Praínha. Vejam ai o José Matos num bate papo com o Dico e a galera dando aquela descansada básica...rs!:






Ao lado, um trecho do acesso da Praínha: prá descer, todo Santo ajuda!!! kkkk


Aqui, a primeira visão da chegada na Praínha. Olha lá ao fundo o famoso "Prédio Redondo", no Centro de Peruíbe. Só para ilustrar: tá vendo aquela ilhazinha de pedra logo ali?! Estava lo-ta-da de gaivotas, uma beleza!







 Ao chegar na Praínha, fizemos uma pequena caminhada por um trilha bem curta, para ter acesso às pedras, onde o pessoal costuma pescar, tomar sol e ver, com curiosidade, o famoso "Castelinho", uma propriedade que pertenceu a um nazista. Foi ele mesmo quem construiu e morou lá até uns 10 anos atrás. Sofreu um acidente de carro, na praia do Costão, quando voltava para seu castelo e se matou. Uma história doida, com muitas lendas e "causos" que o próprio Dico vivenciou. Hoje, o "Castelinho" encontra-se fechado, pelo que entendi, pela Polícia Federal e um processo de investigação corre por lá. Pessoas contam que, a noite, é possível ver um homem com uma arma nas janelas, que um fantasma vive lá, enfim... Histórias prá todos os gostos!!!


Vista parcial da bela paisagem que essa praia proporciona. Ao fundo, a Ilha do Guaraú, em destaque logo abaixo:

Ilha do Guaraú, um passeio à parte!
Já abrigou um Farol, fica a uns 2 km da orla e o
Dico pode levar você lá: sabe tudo!

Vista da Praínha, lá das pedras:
É...sabemos que essas casas não poderiam estar lá, mas isso é Brasil. Hoje, construções estão proibidas. Além de ser uma área de reserva, é também uma área que pertence à Marinha Brasileira.


E, nas pedras, fizemos nossos lanchinho, descansamos, apreciamos a paisagem e retomamos o fôlego para a volta!

E aqui, o "Castelinho", com suas lendas e a realidade não tão bonita assim... 

Na volta....:
Eu, o Dico e meu cajado!!! kkk Esqueci de levar um cabo de vassoura, para ajudar na caminhada. Fiquei procurando pelo caminho e encontrei esse cajado maravilhoso, que muito me ajudou. Essa eu aprendi com um grande amigo e profissional nota 1000, quando desci a Serra Velha do Mar com o grupo que ele formou, lá pelos idos de 2005: Levi S. Dias. Quer conhecer mais sobre o trabalho dele? É só procurar no face pelo seu nome ou "UnoEquilibrium".



Na volta, a galera optou por seguir a Estrada do Guaraú, ao invés da trilha: ficamos com medo da descida!!!kkkk Mas, com certeza, o caminho da trilha é mais curto e tem somente uma descida brava, mas curta. A estrada, é mais longa e a descida parece não ter fim!!! Seja como for, a vista é impagável.

Peruíbe, ao fundo: essa Serrinha é linda. Aliás...é tudo lindo!!!:

Foi um belo passeio, comemoração inesquecível, muitas fotos e filmes que, como já falei, não consigo publicar porque não consigo carregá-los no blog (um dia ainda descubro o motivo! kkk).

Agradeço muito ao Soul Peruíbe: José e Karina. Ah... ia me esquecendo: Soul, em inglês, significa alma. E "sou", de sou mesmo, sou Peruíbe. E um belo nome se formou, por quem ama esse pedacinho de Paraíso.

Espero que tenham gostado. Farei um post sobre o Dico, colocando fone para contato, inclusive. Caso alguém tenha interesse, antes do post, deixe no comentário que eu envio, ok?! Contato com o Soul Peruíbe, é só acessar o site ou o insta!

Instagram.com/soulperuibe  

Facebook.com/soulperuibe 

www.soulperuibe.com.br

Beijus para todos, paz e prosperidade. Namastê


Sofia Golfetto Silva
Personal Organizer
Consultora em organização
e...apaixonada por Peruíbe!!!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

CONHEÇA JULIANA BERTELLI, ACESSORIUM E MARIA BONITA

Amigos, visitantes, apaixonados por Peruíbe, bem vindos a mais um post!

Eu sei... ando sumida. Colocando algumas coisas em ordem, nesse início de ano mas, assim que tudo voltar à rotina normal, o blog também voltará.

Nossa convidada de hoje é uma pessoa muito especial, que trás em seu DNA a veia de comerciante bem sucedida, realizada, feliz em sua vida pessoal e profissional. Estou falando da Juliana Bertelli: proprietária da Acessorium e da Maria Bonita, mãe de duas lindas filhas e, de 01/01/2017, Primeira-dama da cidade de Peruíbe!

Eu conheço a Ju, como é carinhosamente chamada, há muito tempo, quando eu era jovem e ela, uma pré-adolescente. A vida é muito interessante porque nunquinha imaginei que, um dia, seríamos adultas com nossas vidas próximas, como agora. Aqueles velhos ditos populares "o mundo é pequeno", "o mundo gira e a vida dá voltas", fazem todo sentido. Por isso, plante sementes boas em seu caminho. Tudo gira e volta, de uma forma ou outra, para um ponto já conhecido.

No dia 27/08/2016 fiz uma postagem sobre a Perfu e a Aquarius, duas lojas da Terezinha. Dai você pergunta: "E o "kiko" tem a ver?!" rs Tudo: a Juliana é filha da Terezinha! Ah... e também, irmã da Christiana, do ArteLivre, postagem do dia 23/12/2016. E tem também outra irmã, a Fabiana.


Ao lado, Terezinha e Juliana: tal mãe, tal filha: garra e determinação!


Aqui, um trecho do post da Terezinha: "O Cavalcanti tinha uma farmácia (Drogaria Kaline), aqui em Peruíbe, desde 1984. A Terezinha era professora de Educação Física e a vida corria normal. Porém, em 1992, por complicações do diabetes, o Cavalcanti faleceu. E foi ai que a Terezinha passou de professora para empreendedora. Ela continuou com a farmácia, depois abriu uma perfumaria, loja de acessórios, loja de bolsas e, com o passar dos anos, concentrou seu empreendedorismo no Centro Comercial, que é aquele "shopinho" que fica na esquina da praça principal de Peruíbe, onde tem a Igreja (Av. Padre Anchieta, 1.107, Centro)."





Apesar de eu não ter convivido com a Terezinha e as meninas, pois eu morava longe, sempre que vinha para Peruíbe visitar meus pais, fazia questão de ir ver a Tê. Sua garra para criar sozinha três filhas (12, 14 e 16 anos), após o falecimento do Cavalcanti, era admirável. E ela arregaçou as mangas, trabalhou, as meninas ajudaram e hoje estão ai lindas e realizadas.

E a Ju, digamos, "herdou" essa veia de comerciante da mãe. Ela ajudava a Tê nas lojas e se identificou muito com esse trabalho. Ela já ajudava na farmácia, aos 13 anos (1990/91) quando o Cavalcanti ainda era vivo. Percebeu na Aquarius que gostava da dinâmica do comércio: das 3 filhas, ela era a mais atuante. 

Quando chegou a hora da facul, escolheu fazer administração e, após formada, enfrentou uma seleção brava para trabalhar no HSBC da cidade. Ficou lá 15 dias e quase teve um treco: não era nada daquilo que ela queria. E se perguntou: "o que eu estou fazendo aqui?!" Pegou a bolsa, logo que o banco abriu, já pedindo demissão...rsrsrs Tanto o pessoal do banco, quanto pessoas conhecidas ficaram bobos de ver a coragem dela e, ao mesmo tempo, a grande dúvida: mas ela vai fazer o quê?! E ela, conversando com a mãe e com seu apoio incondicional, foi abrir sua loja!

E ai surgiu a Acessorium, no Center Chic, em 09/07/2002. Em dezembro de 2005, mudou para a Av. Anchieta, 287, onde está até hoje: uma loja super charmosa, com as simpáticas e super eficientes Vanessa e Flávia no atendimento.


Fachada da loja:
Acessorium, loja aconchegante, com peças de super bom gosto e atendimento impecável!!!
Av. Pde. Anchieta, 1028, Centro, Peruíbe


Organização e diversidade:


Olha eu ali, de bermuda vermelha!!! Ops... falha nossa!!! rsrs:


Atendimento com aquele sorriso no rosto!!!:


Mas ainda tinha mais pois a Juliana percebeu que, na época, faltava uma loja que vendesse blusinhas legais para sair, passear e viu ai um nicho de mercado. Em 04/06/2005 abriu a Maria Bonita, no Centro Comercial. Inicialmente, era uma loja pequena mas, com o tempo, foi diversificando as peças, passando a trabalhar com moda feminina e hoje, ocupa 2 lojas integradas, num espaço super confortável e aconchegante, além de extremamente organizado.




Ao lado e abaixo, interior da loja Maria Bonita, onde as Clientes se sentem em casa!


Moda feminina em alto estilo!





Aliás, organização, bom gosto, aconchego e bom atendimento fazem parte do perfil das lojas da mãe e da filha. Além disso, são vizinhas pois uma loja fica ao lado da outra e elas compartilham conhecimento, excelente entrosamento com suas atendentes, a família, enfim... uma parceria muito bonita de se ver.






Aqui, a entrada do "shopinho", com uma loja de cada lado!!!:
Maria Bonita, da Ju e a Perfu, da Tê: mãe e filha lado a lado. 
Av. Pd. Anchieta, 1.107, Centro, Peruíbe

Juliana, a esquerda e a Janaína:
Além da Janaína, tem também a Priscila, na foto abaixo, para dar aquele atendimento para as Clientes. Muitas, inclusive, de cidades como São Paulo, ABC e interior, que têm casa aqui em Peruíbe.


A Juliana gosta demais de suas Clientes. Muitas tornaram-se amigas. Conversar com ela é até difícil pois todos que passam por nós, no corredor do Centro Comercial, a cumprimentam e abrem aquele sorriso. Uma energia muito boa!

Uma coisa muito legal que a Ju falou é que um curso de uns 2 meses, que ela fez no Dimensão, depois que terminou a faculdade, foi o grande "professor teórico" da sua boa administração, apesar da faculdade. Sabemos que ser empreendedor no Brasil é uma tarefa árdua. Exige comprometimento, trabalho sério e muita garra. Parabéns, Ju!

E, para finalizar a história, um pouco de romance no ar...rsrs Ela e o Luíz Maurício se conheceram na faculdade, em Santos, apesar dos 2 residirem em Peruíbe. Isso foi lá pelos idos de 1.997. Namoraram, separaram, voltaram (em 2005) e estão juntos até hoje. Bem resolvidos, tiveram a primeira filha 5 anos depois da união. Hoje, são duas meninas lindas, a Laura, com 6 anos e a Clarinha, com 2. Ele advogado, ela empreendedora, aos poucos construíram uma família sólida e feliz e ele realizou um sonho de criança: ser Prefeito de Peruíbe.

Mas vou falar sobre nosso Prefeito num outro post, prometo! Desejo mesmo que eles sejam sempre felizes, que ambos tenham sucesso nas escolhas que fizeram e sei que Peruíbe tem muita sorte por ter pessoas assim, simples e trabalhadoras.

Todos os cliks foram meus!

Um abraço bem apertado para todos, paz e prosperidade. Namastê!



Sofia Golfetto Silva
Personal Organizer
Consultora em organização
e...apaixonada por Peruíbe!!!