terça-feira, 24 de janeiro de 2017

SAMPA: MINHA HOMENAGEM PARA A "TERRA DA GAROA"

Olá, queridos leitores, amigos, visitantes! 

Estou com saudades de um post novo. Foram dias corridos, aqui "prás" bandas de Peruíbe. A temporada deixa a cidade alegre, mas também bem complicada. Então, passei um período sem escrever mas...estou voltando.



E hoje, para falar da querida e maravilhosa São Paulo: minha Terra Natal, onde nasci, cresci, estudei e vivi aqueles anos que a gente sempre guarda com carinho na memória: a infância, adolescência e início da minha vida adulta. Aos 22 anos eu me mudei para Taubaté, depois para Sergipe, depois para Peruíbe (é, eu morei 2 meses aqui, em 1991), depois para Pouso Alegre, depois para o Riacho Grande (SBC), depois Santo André e depois...prá cá...ufá!

Apesar de tantos lugares lindos que conheci, pessoas maravilhosas, que tenho contato até hoje, minha querida e amada São Paulo é, sem dúvida, a cidade que mais mora no meu coração. 

Simplesmente Sampa...:


São 463 anos de história de uma cidade que não pára nunca; que já recebeu tantas homenagens em música, prosa, poesia, artes plásticas; que é amada por pessoas do mundo todo e que abraça tanta gente diferente. Coisa ruim?! Vixi... acontece muito por lá, como em toda cidade grande. Porém, é sempre mais fácil lembrar do ruim; infelizmente, é uma característica da mente humana. Porém, se você parar para pensar, vai se lembrar de tanta coisa boa. E, se nunca morou lá, mas conversar com alguém que morou ou mora, com certeza vai ouvir muitas histórias bacanas, surpreendentes até, especialmente as vividas em uma época em que as coisas "andavam" mais devagar. Digamos, até perto dos anos 2000. De lá prá cá, a globalização e a internet mudaram muita coisa, em Sampa e no mundo todo.

                                                                             Vista aérea do Parque do Ibirapuera:
Da minha vida, cito algumas coisas que ficaram marcadas mesmo!!! Começando pelo Parque do Ibirapuera, que fez parte da minha vida: do meu nascimento até os 22 anos. Sem dúvida, estive lá sempre, ao longo desse tempo. Minha mãe me levava no "Salão da Criança", anualmente. Era num pavilhão do Ibira, e tinha brinquedos e mais brinquedos diferentes para a criançada. Meu pai, me levava lá todo domingo de manhã, para brincar no parquinho. E me largava: ficava dentro do carro (um Gordini, depois um fuca branco AX 9200) lendo e eu, me acabando de brincar!!! Também as aulas e campeonatos de corrida sobre patins. Aliás, foi na marquise que o Sr. Torlay, proprietário dos Patins Torlay, me viu patinando e me convidou para ir treinar no Palmeiras. Lá, tive contato com os "Periquitos em Revista". Mas eu fui patinar mesmo foi no CPP, o Clube Paulista de Patinação, em Santo Amaro. Foram 5 anos de muito treino, conheci vários clubes; depois de um tempo patinar entrou na moda (1980) eu já patinava há uns 3 anos e fui parar, junto com a galera do CPP, nas páginas de revistas e inaugurações de rinks. Também foi lá no Ibira que comecei a tomar gosto pelo tênis e, junto com a galera da adolescência, a gente andava de bicicleta, jogava tênis (no asfalto mesmo), namorava, enfim... E da construção dos primeiros shoppings: no Shop. Ibirapuera, eu brincava nas britas e areias. Morava na Moaci, do ladinho de onde era a Record, e onde eu conversava todo dia com o Narciso Vernise, "O Homem do Tempo". Ele estacionava o carro quase na frente de casa. E o filho dele, o Celso, mora aqui em Peruíbe... Mundinho beeeeem pequeno. E, quando Shop. Ibira inaugurou, eu ia lá com minha amiga Claudia, prá brincar com o mágico da "Balão Vermelho", onde só vendia brinquedos. Era uma loja ultra moderna para crianças e adolescentes. Tinha a Mesbla, com um piano de cauda, no Piso Jurupis, onde eu tocava, sempre que ia lá..ou seja, quase todo dia!!! rsrs Tem também os anos na USP, de CPEUSP, de Cursinho Universitário, Colégio Osvaldo Aranha,  Costa Manso, enfim...

Museu do Ipiranga:


Zoológico, Museu do Ipiranga, inauguração do metrô (sim, eu estava lá!), Butantan, Parque da Água Branca (onde tinha exposição de animais: vacas, bois, touros, galinhas..rs), Av. Paulista, Autódromo de Interlagos. Naquela época, tinha um "muro" feito de pilastras de concreto, e ficava um vão entre uma e outra. A gente parava o carro na avenida e ficava vendo a corrida dali!!!kkk Outros tempos....

Xiii... se eu ficar lembrando de tudo, esse post vai ficar longo, saudosista demais. Então, o que dizer de uma cidade antenada, geradora de tendências, de vanguarda, com 12 milhões de moradores, principal centro mercantil do Brasil e da América do Sul?! Que é a capital do Estado de SP, responsável por 32% do PIB do País?! Dizer somente que São Paulo da Garoa é linda demais e agradecer por tudo que ela oferece a todos nós e agradecer por tudo de bom que ela me proporcionou!!!

Ao fundo, o Ginásio do Ibirapuera, importantíssimo local de eventos dos mais diversos. Jogos de volei inesquecíveis, shows e, naquela época, eu ia ver o Holliday On Ice, lembram disso?!

Encontrei um blog que tem um montão de músicas que homenageiam São Paulo. Tem de tudo: Supla, Joelho de Porco, Ira, Premê, enfim... Dê uma olhadinha lá:


Mas, para mim, tem quatro músicas que são a cara de Sampa. São elas: 

"Sinfonia Paulistana", de Billy Blanco, que ficou eternizada pela Rádio Jovem Pan:


Depois, "São Paulo São Paulo", do inesquecível "Premeditando o Breque", aliás... fui em muuuitos shows deles, especialmente no Bixiga, onde também ia no Cinceclube Bixiga, ver filmes como "Em busca do cálice sagrado", por exemplo.


Não poderia faltar o famoso "Eh, São Paulo", com Alvarenga e Ranchinho, parte da História da Música Brasileira: https://www.youtube.com/watch?v=lyetCz-lQvw

E, por fim, mas não menos importante, "O trem das 11", do gênio Adoniran Barbosa que, juntamente como "Os Demônis da Garoa", eternizaram São Paulo. Adoniran levou o samba paulistano ao sucesso. Com sua caixinha de fósforo fez muita gente feliz. Sem falar da grande parceria com Elis Regina!




https://www.youtube.com/watch?v=EVttofl1N9Y (com Os Demônios da Garoa)


Nesse link, você encontra o "São Paulo São Paulo", com vídeo contendo inúmeras informações sobre a cidade. Muito legal: https://www.youtube.com/watch?v=a1khB0F4l2M

São tantas músicas, obras das mais diversas que homenageiam São Paulo, que fica difícil mencionar uma partezinha que seja. Esses foram somente alguns exemplos que trago no meu coração, com muito orgulho!



Tem um artista maravilhoso chamado Marcelo Senna, que mora em Sampa (mas é fã de Peruíbe e está sempre por aqui, inclusive participa de projetos artísticos na cidade), que retrata, com seus lápis e sua sensibilidade, a cidade de São Paulo de uma maneira linda! Ele está no face e no google. Logo farei um post sobre ele. Suas telas são lindas!!!!

Então, é isso, amigos. Se eu não parar, fico aqui falando, falando de Sampa. Melhor dar um stop!!! kkkk Ah... brinquei muito de "stop" nas ruas e casas de São Paulo, nas escolas e na facul tb, São Camilo, na Av. Nazaré!!! kkkk

Aqui, a antiga rodoviária. Eu achava lindo ir lá, com esse teto todo colorido!!! Peguei muito ônibus ai, para ir para Joinville, cidade para onde minha grande amiga Claudia se mudou, quando tínhamos 12 anos. E ela está lá até hoje e a saudades é grande!!!

Espero que tenham gostado. Eu amei escrever. Minha querida São Paulo, feliz aniversário, que tenha vida longa, linda e que nossos governantes consigam fazer de você uma cidade ainda melhor para se viver!!!

Paz e prosperidade, grata por sua visita.

Namastê.


Sofia Golfetto Silva
Consultora em organização
Personal Organizer

As fotos postadas foram obtidas na internet, google, com a busca: "Fotos da cidade de são paulo".

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

OBRIGADA, FELIZ 2017!!!

Amigos, visitantes, turistas, curiosos, sejam bem vindos!!!

Escrevo rapidinho para agradecer pelos 4.800 acessos ao blog, desde sua inauguração, em 06/07 passado. Como já mencionei aqui, para um blog sem propagandas pagas, que fala assuntos sérios e educativos, estou bem orgulhosa do trabalho.

Vamos agradecer? Primeiro, ao meu marido Carlos, pois a idéia do blog foi dele. Depois, todas as pessoas que dedicaram parte de seu tempo em atenção para eu fazer vários posts que aqui estão. Em especial, ao Richard Rasmussen, o escolhido para receber minha homenagem e agradecimento em nome de todos. 

Minha amiga Ana Caldatto (https://anacaldatto.blogspot.com), blogueira experiente, me ensinou: se você vai colocar um blog no ar, tem que se dedicar; não adianta começar e parar, aos poucos. E, apesar de algumas dificuldades no dia a dia, para poder fazer um post por semana, na média, até que me sai bem. Estou feliz comigo e com todos vocês, que me prestigiaram. Gratidão!!!

Eu e a Ana Caldatto, em 04/12/16:

Conheci a Ana Caldatto através de seu blog, pois estava buscando, na internet, um colecionador de Susis, para vender as minhas 28 (eu acho).  Eu queria uma pessoa que cuidasse das minhas Susis como eu e minha mãe cuidamos, ao longo desses 46 anos.  E encontrei: foi ai que a Ana e o Júlio entraram na minha vida, como uma luz. Em 2015 minhas lindas foram morar  com ela e receber seus cuidados e carinho. E, em 04/12/2016 pude rever todas, numa linda exposição que a Ana fez, num evento que ela chamou de SusiCon. Elas estão nessa linda caixa de vidro, emocionante!!!!

Mais uma vez deixo meu muito obrigada à Ana Caldatto. Sem ela, esse blog talvez não estivesse aqui.

Meus desejos de um 2017 com saúde, paz, amor, sucesso, realizações. Na verdade, nada muda: um dia após o outro, o ano acaba, outro começa e os problemas ou soluções de ontem são quase os mesmos de hoje. Mas....o que importa são as nossas expectativas, essa egrégora da virada, com todos pensando e mentalizando coisas boas. Isso é o que conta.

Da mesma forma, dentro de cada um de nós, parece que tudo é realocado, formado como uma nova esperança. E é essa roda da vida: acreditarmos que sempre pode ser melhor.

Dia 30/12, final de tarde, em Peruíbe, Jd. Icaraíba:

Feliz 2017!!!:

Então, vamos nessa que muita coisa boa nos espera.

Um abraço bem apertado em cada um de vocês, quero sempre vê-los aqui!

Paz e prosperidade. Namastê! 



Sofia Golfetto Silva
Personal organizer
Consultora em organização
Insta: @sofiagolfettoorganiza